Últimas notícias

Fique informado

Hospitais eficientes e seguros com tecnologia de vídeo baseada em dados

10 de outubro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pacientes do SUS terão acesso online a exames e receitas

Os hospitais públicos poderão adotar a plataforma AGHU, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh.

16 de julho de 2023

Hospital do futuro: conheça três tendências que estão transformando a rotina no segmento de saúde

O especialista elenca três grandes tendências trazidas pelos hospitais do futuro, que beneficiam tanto pacientes quanto profissionais

14 de julho de 2023

Entenda o que significa a digitalização completa dos varejos

Os dados que evidenciam o crescimento do e-commerce levam muitos gestores de empresas a acreditar que essa é a única forma de digitalização

14 de julho de 2023

Tecnologia monitora pacientes com apneia do sono e auxilia no risco de abandono da terapia

Estudos e pesquisas apontam que adesão da nova tecnologia ajuda no tratamento e diminui a apneia a longo prazo

27 de maio de 2023

Como o prontuário eletrônico otimiza a rotina clínica?

O prontuário eletrônico surgiu como uma substituição aos prontuários de papel, mas você sabe o que é e como ele funciona?

18 de maio de 2023

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

15 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte II

Iniciamos a 2ª parte da entrevista com a Thales e Trasmontano falando sobre as vantagens e vulnerabilidades dos dados armazenados em nuvem.

8 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte I

O Ransomware quando envolve instituição de saúde não se restringe a sequestro de dados e ou a sanções da LGPD. É questão de vida ou morte.

7 de dezembro de 2022

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

Hospitais utilizam a tecnologia biométrica como identificação eficiente dos pacientes, profissionais de saúde e no gerenciamento de visitantes

10 de novembro de 2022

Fraudes na saúde: do desperdício ao crime organizado

E os avanços da saúde a cada dia incrementam as opções de cuidados. Mas equilibrar um sistema de saúde é uma tarefa bastante complexa, seja ele público ou suplementar

7 de novembro de 2022

Softwares de gerenciamento de vídeos, desenvolvidos para utilização nos centros hospitalares ajudam a suprir a escassez de enfermeiros

Por Andrei Junqueira

Andrei Junqueira
Andrei Junqueira, Channel Business Manager da Milestone Systems para o Brasil.

Um relatório da OMS, Organização Mundial de Saúde, publicado em 2021, constatou que o mundo enfrenta uma escassez de 5,9 milhões de enfermeiros.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, os profissionais de saúde acabaram extremamente sobrecarregados e passaram a sofrer problemas de saúde física e mental.

A partir desse panorama, surge a pergunta: como suprimir a escassez de enfermeiros nos hospitais e aliviar a carga de estresse desses trabalhadores para que sua saúde seja preservada e eles possam seguir oferecendo uma assistência de qualidade ao paciente?

Sabemos que a presença física dos enfermeiros e auxiliares é essencial, mas a tecnologia de vídeo pode ajudar a monitorar os pacientes de maneira mais eficiente, liberando tempo para os cuidados pessoais mais personalizados.

O vídeo monitoramento já vem sendo usado há bastante tempo para garantir a segurança e para proteger ativos de pacientes e funcionários nos hospitais e outros serviços de saúde, como clínicas e casas de repouso.

No entanto, as tecnologias de vídeo evoluíram de forma a permitir que o pessoal hospitalar aproveite o seu sistema de videovigilância para melhorar as suas operações diárias.

Para dar um exemplo, atualmente existem softwares de gerenciamento de vídeo (VMS na sigla em inglês), desenvolvidos especificamente para utilização nos centros hospitalares. Esses softwares são integrados a sensores e análises inteligentes e ligados ao circuito interno de televisão otimizando o trabalho da equipe de enfermagem.

Abaixo estão alguns dos benefícios que a tecnologia de vídeo baseada em dados está trazendo aos hospitais para ajudar a equipe hospitalar a otimizar sua carga de trabalho e ser mais eficiente.

Monitoramento mais eficiente de pacientes

Dado que há escassez de enfermeiros, o sistema pode ajudar na monitorização remota dos pacientes, garantindo que todos sejam acompanhados e cuidados 24 horas por dia, especialmente em Unidades de Cuidados Intensivos, onde o atendimento personalizado é muitas vezes fundamental para a sobrevivência dos pacientes.

Câmeras e sensores são frequentemente instalados nos quartos dos pacientes para ajudar a equipe do hospital a tomar medidas rápidas durante emergências, como durante uma queda. A maioria das câmeras inteligentes e sistemas de gerenciamento de vídeo oferecem máscara de privacidade integrada para bloquear áreas ou situações sensíveis e respeitar a privacidade do paciente.

A ronda virtual, onde os enfermeiros fazem check-in numa sala virtualmente através de vídeo, é fundamental tanto para o paciente como para a equipe.

Quando um paciente ativa um sistema de chamada de enfermagem ou cai, as tecnologias de vídeo permitem que as enfermeiras se conectem com o paciente rapidamente e respondam adequadamente.

Resposta imediata em caso de quedas

O risco de quedas é uma realidade no ambiente hospitalar. Estudos mostram que em países desenvolvidos ocorrem entre 3 a 5 quedas por 1.000 pacientes, segundo pesquisa do Ministério da Saúde-ANVISA-Fiocruz.

Essas quedas podem agravar o estado clínico do paciente, causar fraturas, hematomas ou traumas, além de gerar custos adicionais para as instituições, podendo inclusive interferir na credibilidade do hospital e provocar processos judiciais.

Graças à análise inteligente que pode detectar quedas, os enfermeiros podem receber alertas quando um paciente cai. Quando isso acontecer, um alarme será acionado e uma notificação aparecerá na tela do VMS.

Privacidade dos pacientes: um tema delicado

Como garantir a privacidade e a dignidade do paciente nos casos de videomonitoramento? Este é um tema delicado, felizmente, os sistemas de gerenciamento de vídeo agora permitem que as imagens de vídeo fiquem desfocadas em momentos em que não há necessidade de supervisão médica de pacientes hospitalizados.

Um efeito de desfoque é aplicado às imagens, que pode ser ajustado do nível 0 ao 100, conforme a necessidade. A equipe do hospital aprovada pode configurar o sistema para desabilitar o desfoque rapidamente, caso seja essencial visualizar o paciente com precisão.

Comunicação bilateral

A comunicação entre os pacientes que estão em seus quartos e a equipe de enfermagem que está na estação de monitoramento por meio de áudio bidirecional integrado à tecnologia de vídeo pode ser útil em diversas situações no ambiente hospitalar. Em caso de queda, a enfermeira pode tranquilizar o paciente enquanto a ajuda está a caminho.

Os dispositivos de áudio e vídeo na sala também podem ajudar pacientes com deficiências, como aquelas que afetam a visão, a audição, os movimentos, a memória, a capacidade de comunicação ou a saúde mental de uma pessoa.

Estes pacientes têm frequentemente mobilidade reduzida e uma maior necessidade de supervisão e assistência. Nestas situações, câmaras e sensores podem ajudar os prestadores de cuidados de saúde a monitorizar os pacientes 24 horas por dia, especialmente em situações em que a escassez de pessoal é uma preocupação.

Conclusão

A tecnologia de vídeo baseada em dados, juntamente com análise de vídeo inteligente e sensores de áudio, fornece valioso suporte de áudio bidirecional, permitindo que os profissionais de saúde vejam e ouçam facilmente qualquer atividade e falem verbalmente com os pacientes em seus quartos, resultando em assistência imediata.

Além disso, a tecnologia de vídeo pode fornecer à equipe de segurança e de TI acesso a feeds de vídeo de dispositivos conectados nas instalações, incluindo computadores, tablets ou smartphones. Este recurso fornece acesso móvel a ferramentas de segurança e câmeras de qualquer lugar da rede.

As tecnologias de vídeo podem se conectar ao sistema de alerta de um hospital para garantir a conformidade dos órgãos reguladores, enviando notificações quando surgirem problemas, seja um laboratório crítico ou um refrigerador de farmácia que tenha falhado ou alguém tenha acessado uma área não autorizada.

Ao conectar dispositivos móveis ao recurso de controle de acesso da tecnologia de vídeo, o pessoal de segurança pode observar a cena e verificar visualmente qualquer atividade do evento, mesmo que não haja câmeras instaladas na área.

Identificação biométrica: solução para o problema da não identificação de pacientes

Soluções biométricas confiáveis da HID para saúde suportam ambientes seguros, resilientes e centrados no paciente

A transformação das farmácias: primeiro foi o design, depois os sistemas, e agora é a vez da tecnologia biométrica

Nova Pesquisa da HID Revela Cinco Temas que Estão Remodelando o Setor de Segurança

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

A Tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente, melhorando o atendimento e reduzindo erros em ambientes clínicos

Banner Saúde