Últimas notícias

Fique informado
HIS 2016 | Painel Interoperabilidade: desafios, prática e futuro

HIS 2016 | Painel Interoperabilidade: desafios, prática e futuro

1 de outubro de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Informática Laboratorial | Como a computação cognitiva vai mudar o mundo

Por Luis Gustavo Kiatake* Painel “Como a computação cognitiva vai

4 de outubro de 2016

MV marca presença na segunda edição do HIS

Além de apresentar soluções para gestão de informações na saúde,

27 de setembro de 2016

Forum do Hospital Innovation Show | HIS 2016

 

Por Luis Gustavo Kiatake | Diretor da E-VAL Saúde

 

Luis Gustavo Kiatake

Luis Gustavo Kiatake | Diretor da E-VAL Saúde

Tive a honra de, no CIO Forum do Hospital Innovation Show | HIS 2016, anunciar o painel “Interoperabilidade: desafios, prática e futuro”, que aconteceu no 2º dia do evento, dia 28/09, composto por integrantes tão qualificados e queridos.

O assunto não é novo. Contudo, também não é realidade. Respondendo à pergunta do Heitor, todos citaram inúmeros exemplos de cases em que há interoperabilidade, mas sempre em ambientes restritos.

Foi interessante notar o consenso em pontos positivos que houve entre os panelistas: interoperabilidade é necessária, o dono da informação é o paciente, não é um diferencial para os prestadores dificultar o compartilhamento, tecnologia já existe. Mas, também em pontos negativos, como a ausência de atuação de uma entidade reguladora de governo ou privada, ou a articulação dos atores do mercado, e de uma plataforma de Registro Pessoal de Saúde estabelecida.

his -2016

Da esquerda para direita, Luis Gustavo Kiatake (SBIS/E-VAL), Teresa Sacchetta (Intersystems), Alexandre Dias de Jesus (Hospital Santa Paula), Paulo Magnus (MV), Leonardo de Almeida (AMIL), Evandro Garcia (Philips) e Heitor Gottberg (FOLKS).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaquei a iniciativa do Ministério da Saúde na construção do barramento, do centro de terminologia, do conjunto mínimo de dados e do e-saúde, o RES da Saúde Suplementar preconizado pela ANS, mas nenhuma com uma previsão definida ou realista de concretização.

Trazendo o tema para nosso cotidiano atual e real, acredito que um bom começo seria focar as integrações entre laboratórios, apoio e hospitais. Abrange, sem dúvidas, um conjunto grande de terminologias, mas é uma demanda real, em que há um gasto imenso de recursos e tempo, e um reaproveitamento baixo do esforço de uma integração para outra. Me parece que todas as partes perdem e se desgastam nesse processo.

Segundo Paulo Magnus da MV, o que precisamos é ter coragem de “pular o muro”. Fica o desafio de procuramos o muro mais baixo para começar, e chamarmos a galera para a aventura, afinal, a brincadeira vai ser tanto mais divertida quanto o tamanho da turma.

 | Diretor da E-VAL Saúde

Foto de capa: Zum Brazil Eventos – HIS 2016

Fonte: Linkedin