Últimas notícias

Fique informado
Governo federal aprimora Comprasnet com uma nova plataforma de comércio eletrônico

Governo federal aprimora Comprasnet com uma nova plataforma de comércio eletrônico

6 de julho de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Governo debate com sociedade implantação de marketplace para compras públicas

Audiência pública foi realizada para iniciar diálogo sobre o tema; contribuições recebidas devem estar consolidadas até o final deste mês

O governo federal estuda implantar uma nova plataforma de comércio eletrônico nas compras públicas Para isso, iniciou o debate, na quinta-feira (2/7), com empresários e sociedade em geral em uma audiência pública.

No marketplace – espécie de shopping virtual que reúne vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar – servidores e gestores públicos terão acesso a um site que reunirá produtos de várias empresas credenciadas. A escolha dos itens poderá ser realizada em poucos cliques e a compra finalizada imediatamente.

A ideia é iniciar o processo nas contratações realizadas via dispensa de licitação.

A nova forma de compra inverterá a atual lógica de contratação no setor público. Atualmente, o governo informa o que deseja adquirir ou contratar e os fornecedores se adequam aos requisitos exigidos.

No novo modelo, empresas já estarão credenciadas no marketplace para oferecer diversos produtos e o gestor público terá a possibilidade de escolher – de forma simples e rápida – o produto que mais se adequa às necessidades do setor público. Aquisição de mesas e cadeiras são exemplos de compras que podem ser aperfeiçoadas com a plataforma virtual.

Renato Fenili, secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia – Foto de Gustavo Raniere

“O marketplace é mais uma das inovações no âmbito do aprimoramento do Comprasnet. A partir dessa audiência pública ingressaremos em semanas de intenso diálogo com o mercado para conhecer as ferramentas e anseios das empresas”, explica Renato Fenili, secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Com o objetivo de convocar o mercado para dialogar com o governo, Fenili exemplifica ainda que entre as propostas está a dispensa eletrônica por valor focada em materiais e softwares, que devem privilegiar o melhor custo-benefício por meio de competições de preços entre empresas. Em um segundo momento, alguns serviços e outras hipóteses de dispensa podem ser inseridos na inovação.

Em relação à transparência, o modelo permite uma competitividade maior entre as empresas. A medida trará celeridade, pois funcionará como uma prateleira com várias propostas, que facilitará a fase de pesquisa de preços por parte dos órgãos.

A expectativa é que as contribuições apresentadas na audiência pública sejam consolidadas até o final deste mês de julho.

Após a consolidação e validação do projeto, haverá um processo público de credenciamento de empresas que fornecem bens e serviços, previsto para este ano. Os interessados em contribuir para a discussão sobre marketplace podem enviar e-mail para cgnor.seges@planejamento.gov.br

Acesso aos serviços da Receita via Gov.Br não elimina o uso do Certificado Digital

Governo publica nova MP 983 sobre assinatura eletrônica em comunicações entre entes públicos

Fonte: Ministério da Economia