Últimas notícias

Fique informado
Google testa pagamento via smartphone que usa a sua voz e dispensa NFC

Google testa pagamento via smartphone que usa a sua voz e dispensa NFC

7 de março de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

NFC | Novidades apresentadas no Mobile World Congress, em Barcelona

NFC para pagamento móvel está muito longe de substituir cartões

6 de março de 2016

Banco do Brasil aposta no uso do NFC para pagamentos móveis

A instituição é pioneira nos estudos e experimentos sobre a

24 de fevereiro de 2016

As pulseiras NFC da Gemalto proporcionam transporte mais rápido na China

Gemalto, líder mundial em segurança digital está fornecendo pulseiras com

6 de julho de 2015

Google anuncia amanhã (26/5) aplicação de pagamento móvel via NFC

Segundo Bloomberg, clientes da operadora Sprint poderão usar o smartphone

25 de maio de 2011

Durante o evento I/O do ano passado, o Google apresentou um serviço de pagamentos que funciona usando sua voz e seu smartphone. Você não precisa tirá-lo do bolso: basta dizer as palavras mágicas “eu vou pagar com o Google”.

O serviço se chama Hands Free, e poderá ser testado por qualquer pessoa no Vale do Silício a partir desta semana.

Para usá-lo, é preciso instalar o app Hands Free para Android ou iOS, e fornecer seu número de cartão de crédito ou débito. O aplicativo usa Bluetooth, Wi-Fi e serviços de localização para detectar se você está perto de uma loja participante.

No caixa, você diz “Eu vou pagar com o Google”: isto ativa o smartphone e envia um comando para o ponto de venda. Então, o atendente faz duas coisas: primeiro, ele pergunta suas iniciais; depois, ele usa a foto que você adicionou ao perfil para confirmar sua identidade.

Em algumas lojas, o Google está fazendo um experimento para identificar você mais rápido usando uma câmera na loja: ela compara seu rosto com a foto de perfil, liberando o pagamento. (O Google diz que “imagens e dados da câmera são apagados imediatamente, não podem ser acessados pela loja, e não são enviados para servidores do Google”.)

O app não passa o seu número de cartão para a loja (tudo é feito através da processadora de pagamentos), e o caixa só pode fazer a cobrança quando o Hands Free detecta que seu smartphone está perto da loja. Você será notificado após cada compra, e será alertado de qualquer atividade suspeita.

Por enquanto, o Hands Free está disponível em alguns McDonald’s, Papa John’s e restaurantes locais do Vale do Silício. Você ganha US$ 5 de desconto na primeira compra com o app, que funciona no Android (Jelly Bean 4.2 ou superior) e iPhone (4S ou mais recente).

google-hands-free-970x491

O Google explica que o Hands Free é uma iniciativa separada do Android Pay, também anunciado durante o evento I/O. Dois milhões de estabelecimentos nos EUA aceitam pagamento via NFC, e 1,5 milhão de pessoas se cadastram a cada mês para usar o serviço.

A ideia do Hands Free é “explorar como será o futuro de pagamentos móveis”, segundo o Google. Rumores dizem que ele vem sendo testado desde o final de 2014, mas apenas entre funcionários da empresa.

Vale lembrar que esta não é uma ideia nova: em 2011, a empresa de pagamentos móveis Square estreou um serviço semelhante nos EUA. O Square Wallet permitia usar um app para fazer check-in em estabelecimentos locais, e pagar instantaneamente dizendo seu nome no caixa. A adesão das lojas foi baixa, e o projeto foi cancelado em 2014.

Será que agora vai? A ideia de dizer “Google” para comprar um Big Mac talvez soe estranha, especialmente para nós no Brasil, onde nem mesmo os pagamentos via celular chegaram em peso. O Samsung Pay está preparando o terreno para estrear no país, e o Apple Pay está negociando com bancos.

Fonte: Uol

[Hands Free via Official Google Blog]

CATEGORIAS

Destaques Notícias