Últimas notícias

Fique informado
Google afirma que sua criptografia de dados está gerando resultados

Google afirma que sua criptografia de dados está gerando resultados

24 de abril de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Que Hacker resiste a tantas facilidades?

Não podemos nos deixar levar pelo sentimento de que estamos

23 de agosto de 2010

Os esforços do Google para melhorar a criptografia de dados estão dando resultados. Essa foi uma afirmação de Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, na coletiva feita durante a conferência para desenvolvedores BoxDev, em San Francisco (EUA) na última quarta-feira dia 22.

A preocupação do Google com criptografia de dados ganhou destaque na Cia depois revelações feitas por Edward Snowden há dois anos. Na ocasião, Schmidt declarou que a única forma de impedir o governo de “bisbilhotar” era a criptografia.

Iniciaram então projetos com em criptografia data-at-rest (arquivos armazenados em banco de dados e arquivos de sistemas armazenados em NAS, SAN e servidores de arquivo) e in-transit (dados em trânsito).

Schmidt disse durante a entrevista ao CEO da Box, Aaron Levie, que é evidente que os investimentos em criptografia estão trazendo resultados e são evidentes a medida  que aumentam as reclamações dos bisbilhoteiros.

E mesmo com tantas reportagens privacidade de roubo de dados a maioria das empresas parece ignorar o que está acontecendo no mundo e não se blindam como deveriam contra o vazamento de informações.

Andei conversando com alguns fornecedores de soluções de criptografia de dados e a realidade é que a demanda por soluções de segurança corporativa, aumentaram, mas o aumento não foi proporcional frente a montanha de notícias publicadas sobre o assunto.

Aquela velha máxima da vovó parece não funcionar nesse universo – é melhor prevenir do que remediar.  Grandes empresas só buscam soluções de criptografia depois que foram invadidas e com a confirmação de que a falha de segurança  causou perda financeira a Cia.

Apesar do hackers contribuírem como sucessivos alertas que apontam para essas falhas de segurança, parece que as ações ainda não foram suficientes para conscientizar os executivos.

Os hackers  expões a fragilidade das empresas entrando e saindo de ambientes supostamente seguros como a mesma facilidade que atravessamos as portas que nos abrem automaticamente por meio de sensores de presença.