Setores de Transporte, Educação, Recursos Humanos e Saúde podem usufruir de soluções específicas de forma prática e econômica
O gerenciamento eletrônico de documentos (GED) é uma realidade no mundo corporativo – com ele, é possível economizar recursos financeiros, energéticos e até da natureza. Muitas empresas, porém, ainda não descobriram o quanto esse tipo de solução pode impactar positivamente sua atuação.
Os setores de Transporte, Educação, Recursos Humanos e Saúde, por exemplo, são exemplos de nichos que o GED auxilia com soluções específicas de forma prática e econômica.
Confira aplicações que a Reis Office (www.reisoffice.com.br), especializada em outsourcing de impressão, desenvolveu para seus clientes:
Transportes
Uma solução permite que o reconhecimento da carga de um caminhão seja feito automaticamente. O processo é simples: basta escanear o canhoto assinado com um equipamento portátil (que não precisa de tomada e funciona via USB conectado ao notebook) para enviar à central e dar andamento no processo. Dessa forma, até mesmo o motorista pode tirar uma foto com seu smartphone e o aplicativo instalado envia a imagem para a central através da web.
Educação
Para o corpo docente, já existe um software muito prático, que ajuda a montar e a corrigir provas e testes aplicados aos alunos – o professor insere as questões e respostas na máquina, e o sistema imprime a prova mestra e as dos estudantes. Depois de aplicada, o próprio sistema avalia todas as folhas da prova em segundos. Com esse processo, os professores ganham tempo e as chances de erro em correções diminuem drasticamente. Além disso, gera diversos relatórios sobre a prova que auxiliam no desenvolvimento de um planejamento estratégico do plano de aulas.
Recursos Humanos
Com múltiplas aplicações, o GED pode ser a solução ideal para o RH em um nicho em que rotatividade de profissionais é constante. Por exemplo: a quantidade de pessoas contratadas e que depois decidem sair dos contact centers é muito alta, e manter os históricos dos funcionários em um arquivo físico (com todos os holerites e demais documentos) é, além de trabalhoso, uma preocupante desorganização. O sistema armazena todo o histórico do profissional, inclusive seus registros, certidões e atestados devidamente digitalizados e certificados. A economia de tempo e dinheiro é sem precedentes.
Saúde
Uma a solução que economiza tempo e espaço na organização de prontuários digitaliza, trata e armazena cada documento, por meio de scanner, um software e um servidor em nuvem. Ela permite, inclusive, o acesso remoto a partir de outras unidades clínicas. Além disso, a procura por um arquivo é instantânea, agilizando um processo que antes durava dias para ser resolvido em segundos. Até mesmo a impressão de exames pode ser evitada, especialmente no setor de Radiologia, com o uso do PACS (Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens), software que implementa um fluxo para imprimir apenas exames que forem estritamente necessários.