Últimas notícias

Fique informado

Francimara Viotti fala do Certificado de Atributo

28 de junho de 2010

Francimara Viotti do Banco do Brasil destaca o Certificado de Atributo entre as boas práticas na prevenção de fraudes bancárias

Cada vez que um tipo de crime digital é combatido, os infratores migram as iniciativas de fraudes para outros meios.

Assim, à medida que os ataques se sofisticam, aumenta a demanda dos departamentos de segurança dos bancos para combatê-los.

Dados da Febraban apresentados durante painel sobre as boas práticas na prevenção de fraudes no CIAB 2009 indicam que as instituições bancárias investiram R$ 1,2 bilhão por ano em segurança.

A entidade calcula que são 32,5 milhões de contas usuárias de internet banking e estima que cerca de mil artefatos relacionados à tentativa de fraudes são detectados todos os meses.

Diante deste cenário, como se desenham as ameaças?

Francimara Viotti

Gerente-executiva responsável pela segurança da informação do Banco do Brasil, Francimara Viotti, mostrou a evolução dos ataques na web.

Se, no primeiro trimestre de 2002, pharming dominava o cenário, agora, no primeiro trimestre deste ano, observam-se tentativas por meio de alterações de configuração de hosts, e de proxy e a chamada central de fraudes.

As estratégias de defesa, segundo a especialista, passam pela blindagem do browser e, mais recentemente, pela blindagem do sistema operacional, que proporciona o historio da infecção e a análise comportamental.

É preciso saber quem está do outro lado”, enfatizou Francimara.

De acordo com ela, certificação digital, biometria e códigos de acesso são formas eficientes na prevenção de fraudes.

“Tudo se trata de roubo de identidade. Por isto, vejo o certificado de atributos como uma solução”, disse, ressaltando a necessidade de o país estabelecer uma política nacional de proteção dos dados pessoais.

Na mesma linha, Wander Blanco, da Caixa Econômica Federal, acredita que a prevenção das fraudes em documentos eletrônicos está na implementação de mecanismos que identifique o autor e as alterações.

“No documento eletrônico, o conceito de original e cópia não é relevante e as alterações são simples e fáceis”, explicou, salientando que a solução mais adequada é a assinatura digital, que confere autenticidade, integridade e irretratabilidade.

As boas práticas, para ele, incluem a autenticação usando certificados digitais, algoritmos criptográficos fortes e assinatura padrão da ICP-Brasil.

Gestão Banco do Brasil amplia uso da certificação digital

Certificados de atributo: Se temos tecnologia disponível, porque permanecer na idade média?

E-mail corporativo: 10 boas práticas indispensáveis para fazer um uso eficiente do e-mail – Ouça

Banco do Brasil é considerado a instituição financeira mais sustentável do mundo

Bancos promovem Semana da Segurança Digital

Segurança em primeiro lugar: a faca de dois gumes da conectividade remota

Marco Zanini e Ronaldo Eschiezaro conversam sobre a importância da criptografia em especial no PIX. Ouça