Últimas notícias

Fique informado

Fator Humano na Defesa Cibernética: Endereçando o Elo Mais Fraco na Segurança

4 de setembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

No CISO Forum realizado do último dia 17 de agosto, um debate de especialistas desvendou os desafios e oportunidades inerentes ao “elo humano” na segurança cibernética

O painel, que contou com a presença de João Passos, CISO da Brasilseg, João Teodoro, CISO da Teleperformance e Marcia Tosta, foi mediado por Longinus Timochenco.

segurança
Longinus Timochenco, CISO ADVISOR e CTO da Clear IT
João Passos, CISO da Brasilseg

segurança
Marcia Tosta, CISO, CSO e Information Security
João Teodoro, CISO da Teleperformance

Um Fator Humano Forte

O painel reconheceu o fator humano como o elo mais fraco e, por vezes, o mais negligenciado na defesa cibernética. Entretanto, como João Passos argumentou, esta é uma lente equivocada.

“Em vez de considerar as pessoas como o problema, devemos enxergá-las como a solução. Se treinados e capacitados corretamente, eles podem se tornar nossa linha de defesa mais forte“, disse ele.

Desafios da Engenharia Social

A sofisticação crescente dos ataques de engenharia social foi destacada por João Teodoro. Para ele, o foco deve ser equipar os colaboradores com o conhecimento necessário para reconhecer e resistir a esses ataques.

Marcia Tosta ecoou essa perspectiva, salientando a importância de campanhas de conscientização que têm um equilíbrio entre abordagens pessoais e corporativas.

Promovendo a Cultura de Segurança

Todos os painelistas concordaram com a importância de promover uma cultura de segurança robusta. Como Teodoro mencionou, isso não envolve apenas treinamentos e ferramentas, mas também garantir que os colaboradores se sintam engajados e capacitados para tomar decisões de segurança informadas.

Educação Digital e Responsabilidade Comunitária

Uma parte significativa do debate girou em torno da responsabilidade coletiva de educar a comunidade mais ampla sobre segurança cibernética.

Precisamos olhar além das paredes de nossas empresas“, disse Marcia. “Todos temos o papel de ensinar e guiar os outros, seja na empresa, na comunidade ou nas escolas.”

O CISO Forum 2023 foi palco de diversas discussões enriquecedoras, e todos os painéis, incluindo este, estão agora disponíveis on demand na plataforma conference do CISO Forum.

Para os profissionais e organizações, a mensagem foi clara: no mundo da segurança cibernética, é essencial que a tecnologia e o fator humano caminhem juntos.

É apenas com essa abordagem holística que podemos esperar construir defesas verdadeiramente robustas em um mundo digital em constante evolução.

Desafiando as fronteiras da cibersegurança: Líderes e especialistas reúnem-se no CISO Forum 2023

Especialistas abordam a segurança cibernética na nuvem durante painel de aquecimento do CISO Forum 2023

CISO Forum Brazil 2023 confirma agenda com especialistas da CPFL, Sodexo, Petz e Prodesp

17ago(ago 17)09:0018(ago 18)18:00CISO Forum 2023- 17 e 18 de agostoO tema dessa edição do CISO Forum é Adaptar, Transformar e Liderar Através da Perspectiva09:00 - 18:00 (18) GMT São Paulo

DÊ UMA OLHADA NOS EVENTOS QUE DIVULGAMOS!

Divulgamos e promovemos os principais eventos de tecnologia importantes para a economia digital que acontecem no Brasil e no Mundo. Confira aqui!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!