Últimas notícias

Fique informado
Falhas no sistema PJe-JT de 1º Grau do TRT da 2ª Região

Falhas no sistema PJe-JT de 1º Grau do TRT da 2ª Região

26 de maio de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CNJ apresenta nova versão do PJe mais leve e fácil de usar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a testar nesta

26 de maio de 2016

Desde quinta-feira passada, o sistema PJe para a Justiça do Trabalho (1º Grau) tem apresentado problemas no TRT da 2ª Região, ficando indisponível por mais de 60 minutos, nos dias 19,20, 23 e 24 de maio.

Nesta quarta-feira (25/05), o sistema continua a oferecer dificuldades aos advogados, ficando duas horas e meia fora do ar, ocorridas em três períodos de interrupção: das 11h às 12h35, das 14h53 às 15h21 e das 16h07 às 16h41.

Em situações da espécie os prazos processuais na Justiça do Trabalho de 1º Grau ficam sucessivamente suspensos.

De acordo com a Lei nº 11.419/2006, quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição eletrônica, serão considerados tempestivos os efetivados até as 24 horas do último dia; mas se o sistema do Poder Judiciário se tornar indisponível por motivo técnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.

Já o art. 17 da Resolução nº 136 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que regulamentou a referida lei, prevê que “Os prazos que vencerem no dia da ocorrência de indisponibilidade serão prorrogados para o dia útil seguinte à retomada de funcionamento, quando: I – a indisponibilidade for superior a 60 minutos, ininterruptos ou não, se ocorrida entre 6h e 23h.”

Otavio Pinto e Silva

Otavio Pinto e Silva

“Temos recebido, nos últimos dias, muitos relatos e reclamações de dificuldades e questionamos o TRT-2 sobre o assunto”, conta Otavio Pinto e Silva, conselheiro secional.

Integrante do Comitê Gestor Regional do PJe-JT pela OAB SP, Silva solicitou informações à corte. Em seu site, o TRT-2 informa que está atuando para “trazer a operação do sistema à normalidade no menor prazo possível”, mas não esclarece se os problemas possuem alguma relação com os cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho, o que gera incerteza e insegurança a todos os usuários e justifica o pedido de informações.

O advogado que venha a enfrentar dificuldades no acesso ao PJe-JT deve observar o Relatório de indisponibilidade apresentado no site do TRT-2 onde, inclusive, é possível baixar e arquivar as Certidões de indisponibilidade, que atestam o ocorrido e a consequente suspensão do prazo.

Fonte: OAB SP