Últimas notícias

Fique informado

Especialista projeta que, em 2023, tecnologia 5G vai levar Internet das Coisas (Iot) a um patamar jamais visto

7 de outubro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A capacidade superior para tráfego de dados, a baixa latência e a envergadura para suportar uma grande quantidade de dispositivos conectados com 5G irá levar a Internet das Coisas (IotT) a um novo patamar de possibilidades

5G
Wilson Cardoso, do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos

Wilson Cardoso, do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos,  organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, aponta que a baixa latência e a capacidade para suportar muitos dispositivos conectados do 5G fornecerão conectividade sem fio em alta velocidade para várias aplicações, como casas inteligentes e wearables.

A capacidade superior para tráfego de dados, a baixa latência e a envergadura para suportar uma grande quantidade de dispositivos conectados com 5G irá levar a Internet das Coisas (IotT) a um novo patamar de possibilidades.

Esta é a previsão de Wilson Cardoso, membro do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Segundo Cardoso, à medida que 5G é implementado em todo o País esse será um componente importante da sociedade em rede.

Proporcionando conexões mais rápidas que as cabeadas, um dos principais benefícios será a facilidade para acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar.

O 5G suporta muitos dispositivos conectados e aumenta a confiabilidade na comunicação de aplicações de missão crítica. Essa tecnologia permite conectividade sem fio para várias aplicações, como casas inteligentes, wearables, infraestrutura crítica, segurança e controle de tráfego, entrega de mídia de alta velocidade e processos industriais.“, diz Cardoso. “Além disso, algumas organizações estão disponibilizando acesso gratuito para pessoas com dificuldades de acesso em áreas remotas e comunidades distantes, uma importante ferramenta de inclusão.”

Novas possibilidades

Conforme a implementação da rede 5G avançar, a tecnologia mudará a forma de interações com sistemas e outras pessoas, impactando os negócios e o comércio. “Aqui no Brasil, o 5G promete oferecer velocidades de conexão semelhantes a que temos com fibras, onde quer que você esteja. Isso abre uma ampla gama de possibilidades para dispositivos conectados, como eletrodomésticos, dispositivos de saúde, carros e gadgets“, afirma Cardoso.

A baixa latência do 5G permitirá avanços significativos em diversos campos, como veículos autônomos, redes inteligentes, automação de fábricas avançadas, uso intensivo do metaverso e outras aplicações avançadas.

O 5G proporcionará a conexão de milhões de sensores por quilômetro e novos aplicativos baseados em inteligência artificial, computação em nuvem e realidade virtual poderão ser usados em todos os campos e em todos os lugares“, finaliza Cardoso.

CESAR e Salvus criam solução hospitalar que permite medir em tempo real uso de oxigênio em cilindros

Cibersegurança e Internet das Coisas na era do ransomware

Entenda o que é Internet das Coisas Médicas (IoMT) e como ela impacta o setor da Saúde

HC3 – Centro de Coordenação de Segurança Cibernética de Saúde dos USA orienta como manter a segurança da IoT na área da saúde

Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!