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Fraudes no e-commerce brasileiro: setor registra 5,6 milhões de tentativas em 2022

6 de março de 2023

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20 de maio de 2024

Fraudes nas compras de Carnaval: como se prevenir no e-commerce?

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20 de fevereiro de 2023

Konduto aponta que índice de tentativas de fraudes no e-commerce ficou em 3,4% no primeiro semestre de 2020

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10 de setembro de 2020

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30 de junho de 2020

Especialista da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerces, comenta estudo da ClearSale e faz alerta sobre tentativas de fraudes

Investir na segurança das lojas virtuais é tão necessário quanto em uma loja física. Dados do Mapa da Fraude, estudo realizado pela ClearSale, apontam que o e-commerce brasileiro registrou 5,6 milhões tentativas de fraudes entre o mês de janeiro e dezembro de 2022. Nesse período, foram analisados 312,2 milhões de pedidos no setor.

Felipe Trudes, CEO da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerces, analisou os resultados da pesquisa e pontua a importância de se alertar para esse problema que segue assombrando lojistas e clientes.

“É preciso pensar em plataformas seguras, que não sejam de código aberto, investir em um intermediador de pagamento, definir limites de compras e estudar o padrão de comportamento dos seus consumidores, por exemplo”, afirma Trudes.

A pesquisa também listou os três tipos de fraudes mais comuns, que são: fraude efetiva, aquela em que o criminoso utiliza dados de cartões de crédito roubados para fazer a compra; autofraude, quando o próprio dono do cartão efetua a compra, mas alega, dentro do prazo de 180 dias, que não realizou a aquisição que consta na sua fatura; e a fraude amigável, que é feita por parentes ou conhecidos próximos do titular do cartão, porém sem o seu consentimento para a compra.

Outro dado divulgado que é importante para reflexão e prevenção dos e-commerces são os aumentos de casos de fraudes nas datas sazonais, como Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%), Dia dos Namorados (2,1%) e a Black Friday (1%).

“Além da segurança diária que deve ser prioridade no setor, a fim de evitar prejuízos maiores, devemos nos atentar a datas comemorativas que, naturalmente, movimentam o comércio e aumentam a demanda dos fornecedores. Esses são considerados momentos estratégicos de cibercriminosos, já que o volume aumenta e muitos padrões podem passar despercebidos ou sofrerem falhas”, pontua Felipe. 

Sobre a we.digi

A we.digi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house.

Especializada na resolução de projetos complexos através de uma metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estar sempre atualizada sobre novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.

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