Entrevista com Marcio Nunes, diretor de tecnologia da Valid sobre Tecnologia e Inovação
15 de março de 2023O Crypto ID entrevistou Marcio Nunes é diretor de tecnologia e inovação da multinacional Valid
A entrevista com o diretor da Valid foi conduzida pelas sócias fundadoras do Crypto ID Regina Tupinambá e Susana Taboas onde Márcio Nunes abordou o conceito de tecnologia e como ela vai evoluindo através dos tempos.
Conceitos como autenticidade, autoria, integridade, rastreabilidade, cadeia de confiança e muitos outros temas foram tratados durante a entrevista. O entrevistado nos brindou com o compartilhamento de seu conhecimento sobre tecnologia computacional e sua visão holística sobre esse universo. Foi um panorama completo sobre a relação do ser humano e das organizações com a tecnologia atual em que a identificação, o sigilo, a interoperabilidade e a disponibilidade com base em bons softwares e hardwares garantem a segurança e privacidade das pessoas no mundo atual.
Nesse sentido, Nunes analisou a mudança de comportamento da sociedade que, por ocasião da crise pandêmica, passou a fazer transações eletrônica como nunca antes registrado.
Física e computação quântica também foram temas da entrevista. Ele reforçou a importância da qualidade de softwares para a melhoria das soluções de tecnologia. Lembrou também que as empresas fornecedoras de soluções de tecnologia computacional precisam ter capacidade de alto investimento para o desenvolvimento, entrega e manutenção de soluções para serem efetivamente eficientes e, principalmente, seguras.
Marcio explicou se as partes podem ou não confiar em documentos assinados com assinaturas eletrônicas avançadas em uma transação por meio eletrônico. Assista a entrevista e você saberá o que ele fala sobre a corrente de confiança ICP-Brasil e assinaturas digitais e assinatura avançadas.
Essa entrevista nos faz abrir a mente e pensar em todo o espectro de tecnologia computacional que nos envolve enquanto indivíduo e “tocadores” de empresas. O que ainda existe de 100% analógico no nesse mundo?
Na parte final Márcio vestiu o chapéu da ANCD e nos falou sobre o IntegraICP – disponível em www.integraicp.com.br, uma plataforma para desenvolvedores de soluções que planejam disponibilizar assinatura com certificados digitais ICP-Brasil em nuvem. Em ums única plataforma o desenvolvedor pode baixar o código para a interoperabilidade com todos os PSC – que são os Prestadores de Serviço de Confiança que emitem os certificados digitais ICP-Brasil em Nuvem.
Sobre a V/Cert
A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.
A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.
A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.
Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565
Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!
Valid atinge Receita de R$ 1.879 milhões e Lucro Líquido de R$ 9 milhões em 2022
Emitido pela Valid, novo RG é lançado no Rio de Janeiro
O modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação com raiz única, sendo que o ITI, além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz, também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos. Uma Infraestrutura de Chaves Públicas estabelece padrões técnicos e regulatórios que permitem a interoperabilidade dos certificados digitais para autenticação, assinatura e criptografia. Seguem padrões regulatórios e técnicos universais que compõem essa cadeia de confiança que pela solidez e rigoroso controle gera na utilização dos Certificados Digitais evidências matemáticas que garantem autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade e temporalidade para o não repúdio dos atos praticados no meio eletrônico e os ativos eletrônicos a eles relacionados.
O certificado digital é conjunto de dados, gerados por uma Autoridade Certificadora – AC após a validação das credenciais do titular que é realizada por uma Autoridade de Registro – AR o que garante ao certificado o caráter personalíssimo. O titular do certificado digital pode ser pessoa física, pessoa jurídica e também pode ser emitido para equipamentos e para aplicações. Na ICP-Brasil estão definidos oito tipos de certificados para titulares, classificados da seguinte forma: A1, A2, A3, A4, S1, S2, S3 e S4 e um tipo de certificado para Autoridades Certificadoras. Na prática, funciona como uma identidade virtual e permite a identificação segura e indiscutível do autor em transações em meios eletrônicos.
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz. A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.
A Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP, é o conjunto de normas e requesitos técnicos. Os requisitos englobam a homologação de hardwares e softwares e envolvem, da mesma forma, o complexo conjunto de procedimentos relacionados ao ciclo de vida dos certificados digitais. No Brasil é denominada Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
A ICP-Brasil é composta por uma cadeia de autoridades certificadoras, formada por uma Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), Autoridades Certificadoras (AC) e Autoridades de Registro (AR) e, ainda, por uma autoridade gestora de políticas, ou seja, o Comitê Gestor da ICP-Brasil. Existem ainda outros tipos de entidades como a Autoridade de Carimbo do Tempo, Entidade Emissora de Atributo, Prestador de Serviço de Suporte e Prestador de Serviços de Confiança.