Entrevista com Gustavo Carvalho sobre Tokenização, Segurança Cibernética, Tendências de inovação para o varejo e E-commerce
16 de maio de 2024Gustavo Carvalho responde Crypto ID sobre Tokenização, Segurança Cibernética, Tendências de inovação para o varejo e E-commerce
Estamos vivendo em uma era totalmente tecnológica e por mais que esse mundo virtual seja favorável, ele é cheio de risco. Portanto, conforme a tecnologia vai avançado e sempre ultrapassando barreiras, é necessário avançar juntamente com a Cibersegurança e a proteção dos dados.
Os Cibercrimes e fraudes digitais tornaram-se uma preocupação crescente para empresas e comércios eletrônicos em todo o mundo. À medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados e profissionalizados, as empresas precisam estar sempre um passo à frente para garantir a segurança de suas operações e a confiança de seus clientes.
Em meio a esse palco de discussões fundamentais, o Crypto ID, representado por Regina Tupinambá e Susana Taboas, destacou-se ao trazer insights valiosos para o mercado.
Na entrevista a seguir, Gustavo Carvalho, Diretor Executivo da Cybersource Brasil, fala sobre a crescente evolução da segurança de dados nos e-commerces e o uso dos Tokens para essa proteção.
Fala também das soluções antifraudes que a Cybersource está implementando; quais as principais tendências de inovação para o varejo e como a Visa trata o compartilhamento de dados.
Leia a entrevista na íntegra!
Crypto ID: Como a Cybersource Brasil está abordando a questão do sigilo de dados no e-commerce?
Gustavo Carvalho: Estamos focados em contribuir para a evolução da segurança dos dados nos e-commerces, tanto para varejistas, como para consumidores. Buscamos explorar o potencial máximo de tecnologias como blockchain, tokenização, e aplicá-las às nossas soluções inovadoras, como o Click To Pay.
Nessa tecnologia, os dados sensíveis dos consumidores como, por exemplo, números das credenciais, ficam protegidos pelas redes de pagamento em números exclusivos e individuais chamados “tokens” (único para cada dispositivo, site ou app de compras), assim a loja online não precisar acessar e guardar essas informações, reduzindo muito as obrigações e custos do lojista relacionados ao cumprimento de normas internacionais de segurança e prevenção a fraudes e ainda garante que os dados dos consumidores não sejam compartilhados,armazenados ou usados indevidamente.
Assim, conseguimos garantir uma melhor experiência de compra para todos e diminuir custos operacionais. O comércio eletrônico, como um dos pilares da economia brasileira, exigirá cada vez mais segurança nas suas operações para continuar crescendo, e estamos trabalhando arduamente nessa direção.
Crypto ID: Quais são as soluções antifraude que a Cybersource Brasil está implementando para proteger os consumidores?
Gustavo Carvalho: A Cybersource conta com um leque de soluções de cibersegurança para promover uma experiência de compra mais segura para os lojistas e os consumidores, como o Decision Manager, ferramenta para lidar com volumes maciços de transações e automatizar a detecção de fraudes usando machine learning avançado.
Nela, mais de 260 variáveis são analisadas para cada transação em um e-commerce, otimizando o gerenciamento de fraude mediante a aceitação de mais pedidos genuínos e a redução dos custos operacionais.Com ela, avalia-se automaticamente o risco de cada pedido usando machine learning que, por sua vez, utiliza insights de bilhões de transações da Visa e da CyberSource processadas mundialmente de forma customizada.
Uma solução como essa se mostra importante para proteger os consumidores, especialmente em um país com grandes riscos de fraudes, como o Brasil. Dados fornecidos pela própria ferramenta Decision Manager, e que foram divulgados pela Visa no Merchant Fraud Report de 2023, apontaram que nosso país registrou o segundo maior índice mundial de riscos de fraudes entre os avaliados, ficando apenas atrás da China .
Além das soluções para prevenção a fraude, ano passado trazemos para o Brasil uma nova familia de soluções focadas para gerenciamento e automatização de disputas. As soluções da Verifi, empresa adquirida pela Visa em 2019, permite a troca de informações de forma online de uma transação feita com cartão de crédito entre comércios e bancos, passando detalhes da compra e evitando a abertura de disputas desnecessárias. Além disso, as soluções permitem a criação de regras para automatizar e gerenciar disputas, trazendo eficiência operacional e financeira.
Crypto ID: Como a tokenização contribui para a segurança cibernética no varejo e e-commerce?
Gustavo Carvalho: A tokenização está cada vez mais sendo utilizada para garantir segurança de transações em e-commerces e para habilitar soluções como o Click to Pay. Ao focar na proteção de dados, ela torna mais difícil a ação dos fraudadores e assegura uma melhor experiência de compra, o que é benéfico tanto para varejistas como consumidores. Para se ter ideia da contribuição da tokenização para o varejo e e-commerce, um estudo da Visa mostrou que mais de 50% das transações brasileiras já são tokenizadas.
O marco significativo foi alcançado oito anos depois que a Visa realizou a primeira transação tokenizada no Brasil e iniciou um programa para ajudar seus parceiros a implementar dispositivos, softwares e soluções para pagamentos com a tecnologia. Além disso, no ano passado, a Visa emitiu 6 bilhões de tokens em todo o planeta e ultrapassou o número total de cartões em circulação.
Crypto ID: Quais são as principais tendências de inovação para o varejo que você vê emergindo no mercado?
Gustavo Carvalho: No varejo, a digitalização dos pagamentos e, em especial, o avanço dos pagamentos por aproximação, estão desenhando os rumos da indústria, e percebemos que as PME’s estão contribuindo fortemente para o uso de tecnologias inovadoras nesse processo. Muitas delas já adotaram soluções como o Tap to Phone da Visa, que oferece às PMEs e aceitação de baixo custo, bem como casos de uso de pagamentos para grandes estabelecimentos
Além disso, novas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço e se popularizando, como a Inteligência Artificial, que já está sendo usada no dia a dia por diversos varejistas, entretanto, apesar do crescimento recente, em 1993, a Visa foi a primeira rede a adotar tecnologias baseadas em IA para gerenciar riscos e prevenir fraudes, inovando no uso de modelos de IA em pagamentos e impactando o futuro do comércio. Em 2023, o Visa Ventures, braço de investimentos corporativos da Visa, garantiu um fundo de US$ 100 milhões com foco em inteligência artificial (IA) generativa.
Ainda vale mencionar outras tecnologias que estão se destacando, como a IoT (Internet das coisas) e a RA (Realidade Aumentada). Claro, também existem as tendências de cibersegurança no varejo, onde já observamos a maior adoção do blockchain e da tokenização em soluções de combate à fraude.
Crypto ID: Como a Visa trata o compartilhamento de dados? Estão se adaptando à Resolução 06 do Bacen? As empresas de cartão de crédito estão participando dessa resolução?
Gustavo Carvalho: Nós, e todas as empresas do setor, temos a obrigação de sempre estarmos alinhados com as legislações dos locais de atuação, e isso inclui a resolução 06 do Banco Central. Levamos essa normativa bastante a sério dentro da Visa e atendemos da maneira mais responsável o possível todas as outras regulamentações do mercado. Sempre apoiaremos todos os esforços de combate à fraude, especialmente nos meios digitais, que é o caso dessa resolução do Bacen,
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