Últimas notícias

Fique informado

Entenda o impacto do metaverso para as empresas

10 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Metaverso e Computação Quântica: os destaque da tecnologia em 2023

Outro recurso que já foi muito falado no ano passado, mas que pode vir para ficar em 2023, é o metaverso, a aposta de trilhões à economia global

24 de janeiro de 2023

Educação, metaverso e empreendedorismo: a inclusão das mulheres nos papéis de liderança no setor

A visão de consenso, pelo menos hoje, é de que o metaverso se torne algo em que as pessoas mergulhem profundamente

14 de janeiro de 2023

Empresários afirmam: o futuro está no metaverso

Seu case premiado foi o espaço e a tecnologia que desenvolveu para a imobiliária digital que realizou a venda de um imóvel no metaverso

13 de janeiro de 2023

Interesse crescente de consumidores e empresas pelo metaverso pode gerar oportunidades para o comércio de US$ 1 trilhão até 2025

Consumidores com têm interesse no metaverso buscam experiências em solução de problemas relacionadas a fitness, varejo, saúde, viagens e mídia

8 de janeiro de 2023

Metaverso é um tema que vem ganhando grande foco e pode alcançar o valor de US$ 5 trilhões até 2030, segundo relatório da McKinsey

Metaverso é um tema que vem ganhando grande foco em diversos ambientes, principalmente o empresarial. Fato é que há a estimativa de que o metaverso pode alcançar o valor de US$ 5 trilhões até 2030, segundo relatório da consultoria McKinsey.

Só em 2021, os investimentos no mundo virtual somaram US$ 13 bilhões e em 2022 já são mais de US$ 120 bilhões — um aumento de mais de 820%.

São grandes as movimentações relacionadas a esse mercado envolvendo internet de última geração, fones de ouvido de realidade Virtual (VR), feedback háptico avançado — capaz de promover a sensação táctil —, ferramentas de modelagem 3D e outras tecnologias para alimentar ambientes digitais imersivos. Tudo para que os usuários possam ter a sensação de viver experiências dentro desse universo.

Mas, o que significa metaverso? Segundo Rogério Passos, CEO da Link3, o termo tem vários significados.

“Muitos consideram como um ambiente onde os seres humanos poderiam interagir tanto social quanto economicamente através de avatares no ciberespaço, o que funciona como um reflexo do mundo real, mas sem suas limitações físicas”.

“Mas além desses termos técnicos considero o metaverso como uma parte da evolução tecnológica e da internet, algo parecido como as evoluções das redes sociais e de comunicação como o próprio 5G. Uma das consequências da citada evolução tecnológica é que a linha entre o mundo real e o virtual é cada vez mais difusa. As redes sociais invadem nosso cotidiano e passamos várias horas nas mesmas, interagindo com outras pessoas. Chegamos inclusive a nos submergir nos videogames graças à realidade virtual ou a inserir elementos virtuais no mundo real através da realidade aumentada”, complementa.

Para empresas essa novidade também é relevante, sendo que o metaverso proporcionará uma experiência imersiva, capaz de envolver muitas pessoas ao mesmo tempo, criando desejo de consumo online e físico, vínculo emocional e mesmo sensações físicas.

“A oportunidade de viver experiências será cada vez mais frequente e necessária para as marcas, como por exemplo provar uma roupa digitalmente ou assistir a um desfile de moda como se estivesse presente”, explica Rogério Passos.

Ter sua marca nesse novo ambiente será vital, hoje grandes empresas como Amazon, Nike, e Adidas que chegam a faturar cerca de 125 Milhões de Reais no último ano, comercializando NFTs.

Algumas empresas já estão criando seu próprio metaverso como é o caso do Facebook que é o case mais famoso e mudou seu nome para meta, mas outras empresas já estão migrando para essa nova evolução.

Posso citar que algumas grandes marcas como as citadas acima Nike, Adidas, também estão apostando no metaverso no e-commerce como um aliado de vendas multicanal.

A expectativa é que a tecnologia crie ambientes virtuais de centros comerciais, onde os consumidores poderão testar e experimentar produtos, escolhendo quais querem comprar.

Atualmente as marcas já empregam experiências mais imersivas, que envolvem o uso de realidade virtual ou realidade aumentada.

Um exemplo são os provadores virtuais de roupas ou óculos. Através desses ambientes virtuais, é possível experimentar produtos de uma maneira mais realista, em 2D ou 3D, melhorando a experiência de compra.

Hoje, existem algumas maneiras de investir no metaverso e obter retorno financeiro com essa nova realidade:

Adquirindo Terrenos Virtuais

Os terrenos virtuais já estão sendo comercializados e podem ser investimentos bastante rentáveis, alguns chegando a ser vendidos por milhões de dólares.

Comprando Criptomoedas

As criptomoedas são o ativo mais popular do metaverso e já têm um mercado financeiro amplo em funcionamento. Atualmente, existem mais de 4 mil moedas digitais diferentes em circulação.

Aplicando Em Fundos De Investimentos

Já existem fundos de investimentos especializados em ativos do metaverso como criptomoedas, terrenos virtuais e NFTs.

Ao investir em cotas desses fundos, você ganha o direito à participação nos resultados (positivos ou negativos) e conta com a gestão de um profissional do mercado financeiro.

Fingir que não existe não é a solução

Largar na frente é essencial para que sua empresa consiga se solidar no mercado e estar presente onde seu público consumirá é vital para sobrevivência do seu negócio.

“Temos alguns exemplos de empresas que demoraram ou não migraram suas empresas para o mundo era digital e acabaram sumindo ou deixando de existir como a Kodak, blockbuster entre outros. Independentemente do tamanho do business, é possível perceber que regras que orientavam negócios antigamente não são mais aplicáveis num mundo digital. Então, é preciso ficar alerta para que você sua empresa não fique para trás”, finaliza Rogério Passos.

Empresários afirmam: o futuro está no metaverso

O impacto do Metaverso do dia-a-dia do trabalho

Metaverso no ambiente corporativo – entenda como essa nova realidade está se expandindo no cotidiano empresarial

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.