Últimas notícias

Fique informado

Enchentes no Rio Grande do Sul: 7 tecnologias para auxiliar na recuperação e prevenção do estado

27 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A evolução na saúde com o apoio da Tecnologia da Informação

Por José Luís Bruzadin* Tenho dedicado meus últimos 10 anos

13 de janeiro de 2016

A aplicação de tecnologias nas enchentes do RS é essencial para a recuperação de áreas impactadas e construção de infraestrutura resiliente

A recente tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul evidenciou a necessidade de adotar medidas eficazes para a recuperação das áreas afetadas e a prevenção de futuros desastres naturais. As enchentes causaram danos significativos às comunidades, infraestrutura e ao meio ambiente, destacando a importância de uma gestão eficiente das águas pluviais através de tecnologias especializadas.

Para a CEO da NeoAcqua, Sibylle Muller, a aplicação de tecnologias coordenadas é essencial não apenas para a recuperação das áreas impactadas, mas também para a construção de uma infraestrutura resiliente.

Investir em sistemas de drenagem inteligente, reservatórios de retenção e infraestrutura verde pode salvar vidas e proteger as comunidades. A aplicação dessas inovações é indispensável para evitar novos desastres e reduzir impactos por chuvas e inundações”, explica.

A seguir, Sibylle reuniu algumas das tecnologias e providências  que podem ser implementadas para auxiliar na recuperação pós-enchente e prevenir futuros desastres:

Sistemas de Drenagem Inteligente: Utilizando sensores e a IoT (Internet das Coisas), esses sistemas monitoram e controlam o escoamento de água em tempo real. Eles medem os níveis de água, podem detectar entupimentos e acionar bombas e comportas automaticamente, garantindo a eficiência do escoamento e prevenindo inundações localizadas.

Reservatórios de Detenção e Retenção: Esses reservatórios, subterrâneos ou a céu aberto, armazenam grandes volumes de água durante chuvas intensas, liberando-as lentamente para evitar sobrecarregar os sistemas de drenagem. Essa técnica ajuda a controlar o fluxo de água e a reduzir o risco de enchentes.

Infraestrutura para retenção de águas de chuva: Soluções como telhados verdes, jardins, praças, parques ajardinados  e canteiros com plantas e árvores, pavimentos permeáveis, pisos com elementos  vazados com grama no meio e áreas de infiltração podem absorver e reter a água de chuva antes que ela atinja os sistemas de drenagem urbana, reduzindo o volume de água superficial e a carga sobre a infraestrutura existente

Sistemas de separação de sólidos: Dispositivos colocados na saída da tubulação de águas pluviais, antes da entrada para a rede pública de drenagem e que tem a finalidade de separar e reter sólidos grosseiros e impedi-los de entrar na tubulação de modo a evitar entupimentos da rede e o assoreamento dos corpos d’água receptores (rios, lagos e represas). Sólidos grosseiros, se não retidos, podem criar obstáculos na rede de drenagem urbana, não permitindo o escoamento da água, podendo causar enchentes à montante da obstrução. Corpos d’água assoreados apresentam menor altura de lâmina d’água para escoamento, podendo causar o aumento do nível da água a ser escoada, com possibilidade de extravasão nas margens e consequentemente de enchentes.

Modelagem Hidrológica e Previsão de Chuvas: Utilizando modelos hidrológicos avançados e previsões meteorológicas, é possível prever eventos de chuvas intensas e tomar medidas preventivas, como ativar sistemas de bombeamento ou esvaziar reservatórios, mitigando os impactos das enchentes.

Monitoramento e Alerta Precoce: Sistemas de monitoramento contínuo dos níveis de rios, canais e bueiros, combinados com sistemas de alerta precoce, avisam a população e autoridades sobre riscos iminentes de enchentes, permitindo uma resposta rápida e eficaz.

Sistemas de Reciclagem de Reuso de Água Pluvial: Infraestruturas que capturam, tratam e aproveitam a água da chuva para uso em fins não potáveis e assim reduzem a quantidade de água que precisa ser gerenciada pelos sistemas de drenagem, aliviando a pressão durante eventos de precipitação intensa.

“Essa implementação requer um esforço coordenado entre governos, empresas e a sociedade, destacando a necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos contínuos em infraestrutura e educação. A adoção dessas medidas pode transformar a gestão de águas urbanas e garantir que as cidades estejam preparadas para enfrentar eventos climáticos extremos”, finaliza a especialista. 

Sobre a NeoAcqua:

A NeoAcqua, pioneira e especialista em economia verde a partir de sistemas de tratamento de água e esgoto, com expertise de mais de 23 anos de mercado, fornece às empresas as melhores soluções em gestão hídrica, desde oprojeto inicial até a instalação e operação dos processos de tratamento. Atualmente, a empresa já conta com implementações de centenas de projetos, por todo Brasil, de tratamento de água e efluentes para municípios, construtoras, indústrias, galpões, empreendimentos comerciais e residenciais de médio a grande porte.

TP-Link apresenta em feira internacional de segurança soluções que unem IA e segurança 

Governo do estado de São Paulo divulga nota sobre edital referente à Câmeras Corporais Portáteis (COPs)

Heineken reduz 99% da ocorrência de possíveis fraudes em ações promocionais comemorativas, com solução desenvolvida pela TIVIT

Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!

CATEGORIAS

Notícias TECH