Últimas notícias

Fique informado

Empresas assumem que conseguem ouvir conversas pelo celular para direcionar propagandas

21 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Campanha Volkswagen: A importância do uso da Inteligência Artificial e Criativa na publicidade 

Tivemos no mercado o crescimento de empresas que investem em inovação e o surgimento de startups que oferecem soluções a partir da Inteligência Artificial

14 de julho de 2023

Participante do BBB 23 faz publicidade de golpe

Advogado especialista em direito digital e crimes cibernéticos, explica sobre a polêmica envolvendo ex-BBB e alerta sobre golpes da internet

15 de abril de 2023

Futuro da publicidade digital: confira as tendências do setor para 2023

É fundamental que as marcas estejam atentas às atualizações do mercado para não ficarem para trás, focando no que será tendência para 2023

18 de janeiro de 2023

Identificação online e privacidade: publicidade endereçável x identificável

Por Fernando Tassinari Os publicitários querem encontrar e envolver a audiência.

6 de dezembro de 2014

Especialista explica as implicações éticas e legais do uso de tecnologias de escuta ativa para criação de anúncios microssegmentados

Aquilo que uma grande parte do público acreditou durante anos – que os smartphones ouvem as pessoas para veicular anúncios – pode finalmente ser uma realidade em determinadas situações. Até agora, não havia evidências de que tal capacidade realmente existisse.

Porém, duas grandes empresas de marketing dos Estados Unidos da América confirmaram que utilizam o método para direcionar anúncios.

A gigante da mídia Cox Media Group (CMG) afirma ter a capacidade de ouvir as conversas ambientes dos consumidores por meio de microfones embutidos em smartphones, smart TVs e outros dispositivos e usam as informações coletadas para criar anúncios microssegmentados.

Alexander Coelho, especialista em Direito Digital e sócio do Godke Advogados, explica que os anúncios microssegmentados são uma forma de publicidade digital altamente personalizada que utiliza dados coletados sobre indivíduos para direcionar anúncios que são extremamente específicos para suas preferências, comportamentos e necessidades.

“Essa prática é frequentemente alimentada por dados coletados por meio de várias tecnologias, incluindo cookies, beacons e, como mencionado, potencialmente pelo uso de microfones. A microssegmentação pode ser eficaz em termos de marketing, mas levanta preocupações significativas sobre privacidade e consentimento”, pontua.

No caso em questão, a técnica, chamada de “Escuta Ativa”, teria a capacidade de identificar clientes em potencial com base em conversas casuais em tempo real.

De acordo com o próprio site da empresa o resultado do uso dos serviços de escuta ativa seria a compreensão sem precedentes do comportamento do consumidor, para que seja possível entregar anúncios personalizados que façam o público-alvo pensar: “uau, eles devem ler mentes.”

Outra empresa que faz afirmações semelhantes é MindSift. Dois dos três fundadores da empresa de marketing disseram publicamente, em um podcast, que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários.

O site da MindSift também confirma que faz essa escuta por meio de tecnologia de análise de dados de voz de milhões de dispositivos.

Para Alexander Coelho, a utilização de microfones de dispositivos para monitorar conversas e direcionar publicidade toca em várias áreas delicadas da legislação de proteção de dados, privacidade do consumidor e práticas de mercado.  

Segundo o especialista, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regula o tratamento de dados pessoais, incluindo dados sensíveis, e estabelece que o tratamento desses conteúdos deve ser feito com o consentimento do titular, exceto em casos específicos previstos em lei.

“A interceptação de comunicações sem consentimento pode configurar uma violação da LGPD. Além disso, a Constituição Federal protege a privacidade e a inviolabilidade das comunicações, a interceptação das quais exige ordem judicial”, afirma.

Já a comercialização das informações coletadas através de escutas depende da legislação de cada país. No contexto da LGPD, por exemplo, a comercialização de dados pessoais exige o consentimento específico e destacado do titular para tais fins.

Caso a comercialização ocorra sem esse consentimento, estaria em desacordo com a lei. Nos Estados Unidos, a regulamentação pode variar dependendo do estado, mas leis como a California Consumer Privacy Act (CCPA) e a General Data Protection Regulation (GDPR) na União Europeia também impõem restrições à comercialização de dados pessoais sem consentimento, explica o especialista.

“Portanto, o tema levanta sérias questões éticas e legais. Se as empresas estão de fato utilizando essa tecnologia sem consentimento claro e informado dos usuários, estariam potencialmente violando leis de proteção de dados. Além disso, mesmo que haja consentimento, a forma como esse consentimento é obtido e a transparência sobre o uso dos dados são cruciais. Usuários devem ter controle sobre suas informações pessoais e a opção de não participar de tal coleta e uso de dados”, conclui Alexander.

Como a LGPD pode proteger o consumidor de propagandas indevidas?

Malvertising / Propagandas “infectadas” lideram ataques cibernéticos

O que são Adwares?

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Destaques Notícias