Últimas notícias

Fique informado
Em Pernambuco, cartórios passam a integrar Central Nacional do Registro Civil

Em Pernambuco, cartórios passam a integrar Central Nacional do Registro Civil

14 de julho de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Arpen-SP apresenta empresas licitadas para a digitalização nos cartórios paulistas

Empresas participantes contam com teto máximo de cobrança, integração com

12 de maio de 2015

Estado de Pernambuco se junta a outros seis Estados na Central Nacional do Registro Civil

Segunda via de certidões agora podem ser solicitadas em qualquer cartório interligado a CRC

Os cartórios de Pernambuco começaram a operar nesta segunda-feira (13) na Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). O cidadão agora pode realizar pedidos de certidões de nascimento, casamento ou óbito sem a necessidade de ir até o cartório onde está o registro original.

cartaz-01

Foto Insania Publicidade – Campanha Arpen SP –   www.registrocivil.org.br

“Um usuário pode se dirigir ao balcão de um cartório no Recife, por exemplo, e solicitar a segunda via de uma certidão de nascimento feita em Petrolina.

E qualquer cartório vai poder materializar o documento, após o pagamento do boleto”, explica a tesoureira da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), Luiza Gesilânia Santana, oficial designada do cartório de registro civil de Belo Jardim.

O sistema já está operando em 171 dos 281 cartórios de registro civil do Estado. Apenas os que ainda não têm mecanismos adequados de conexão à internet ficaram de fora.

“O prazo dado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a adequação é de um ano”, ressalta Luiza.

Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a possibilitar a transmissão eletrônica de certidões de nascimento, casamento e óbito entre os cartórios.

Além disso, Pernambuco também está interligado com outros seis estados: São Paulo, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, possibilitando a transmissão interestadual de documentos.

A CRC Nacional começou a funcionar em 2013, em São Paulo. A meta é que até setembro todos os estados brasileiros estejam interligados.

Certidões digitais

Além da transmissão eletrônica de certidões entre os cartórios, o sistema também dá a possibilidade de solicitação de certidões digitais de nascimento, casamento e óbito. Por meio do site www.registrocivil.org.br, o cidadão solicita o documento, recebendo a certidão digital por e-mail criptografado. Com o código em mãos, o usuário baixa a certidão em seu computador, podendo enviá-la a órgãos que já estejam adaptadas ao processo eletrônico, como Receita Federal e as petições eletrônicas para advogados.

Fonte: G1

CATEGORIAS

Destaques Notícias