Eleições 2022: dois em cada cinco brasileiros acreditam que o sistema de votação eletrônica pode ser hackeado
2 de outubro de 2022Pesquisa da Avast traz a opinião dos brasileiros sobre as eleições. 74% dos entrevistados acreditam que um ataque cibernético contra partido e candidato político pode acontecer
Para 56% dos brasileiros, caso essa violação de dados de um partido ou candidato político acontecesse, isso poderia afetar os resultados das eleições.
Uma pesquisa realizada pela Avast, líder global em segurança e privacidade digital, traz a opinião dos brasileiros sobre a segurança do sistema de votação eletrônica no Brasil.
Este ano, as eleições 2022 no País acontecerão no dia 2 de outubro, quando os brasileiros votarão no primeiro turno para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Nas regiões onde haverá segundo turno, os brasileiros também votarão no dia 30 de outubro.
Segundo a pesquisa da Avast, 96% dos brasileiros disseram que vão às urnas nas eleições 2022 para votar.
Quando se trata da segurança do sistema de votação eletrônica nas eleições 2022, dois em cada cinco entrevistados (39%) no Brasil disseram que o sistema de votação eletrônica pode ser hackeado.
Sobre a possibilidade de um ataque cibernético acontecer contra um partido e um candidato político das eleições 2022, 74% dos brasileiros apontam que isso pode acontecer.
E, se ocorresse uma violação de dados de um partido ou candidato político, 56% dos entrevistados disseram que isso poderia afetar os resultados das eleições, enquanto 35% dos brasileiros acreditam que “talvez” possa afetá-lo.
“Os danos online se expandiram além das questões de segurança para incluir ameaças sérias, com o potencial de alterar os resultados das eleições. Por um lado, os invasores podem atacar os sistemas de votação eletrônica, colocando em risco a privacidade e a liberdade digital das pessoas. Por outro lado, os políticos podem se tornar alvos de ciberataques, influenciando como o público os percebe“, diz Javier Rincón, diretor regional para a América Latina da Avast.
“Apenas cerca de metade dos brasileiros estão confiantes na segurança das urnas eletrônicas no Brasil. No entanto, a maioria não descarta o impacto nos resultados das eleições devido a um ataque cibernético ocorrido contra um partido ou candidato político e, consequentemente, com a violação de seus dados“.
Metodologia
A Avast realizou esta pesquisa online com uma amostra representativa de 1.000 pessoas maiores de 18 anos, residentes no Brasil. A pesquisa foi realizada de 10 a 23 de agosto de 2022. O painel online foi fornecido pela Dynata.
Sobre a Avast
A Avast, uma empresa NortonLIfeLock, é líder global em segurança e privacidade digital, com sede em Praga, República Tcheca.
Com mais de 435 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos sob as marcas Avast e AVG que protegem as pessoas contra as ameaças na internet e no cenário de ameaças de IoT em evolução.
A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e interromper as ameaças em tempo real.
Os produtos de segurança digital da Avast para celular, PC ou Mac são os mais bem classificados e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. A Avast é membro da Coalition Against Stalkerware, No More Ransom e da Internet Watch Foundation. Visite: www.avast.com
Cyber Security: saiba o que faz um profissional de cibersegurança
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!