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Ecossistemas de Negócios, o futuro das grandes companhias

Ecossistemas de Negócios, o futuro das grandes companhias

15 de setembro de 2021

São Paulo, 15 de setembro de 2021 – As tendências do ecossistema de negócios e seus impactos nos modelos de gestão empresarial foram debatidos, nesta terça-feira 14, durante o Latam Retail Show 2021, maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina.

O bate-papo coordenado por Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem e Jean Paul Rebetez, Sócio-diretor do Gouvêa Consulting, contou com a participação de Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima Educação; Sebastien Durchon, Vice-Presidente e Chief Integration Officer do Grupo Carrefour; e Alex Salgado, Vice-Presidente Executivo do B2B da Telefônica Brasil – Vivo.

varejo

Na ocasião, os empresários apresentaram seus cases de sucesso e trocaram ideias sobre os desafios, os benefícios e as oportunidades de se construir um ecossistema de negócios.

A Ânima Educação é um grande exemplo desse novo modelo que tem ajudado o mercado a manter a competividade e crescimento, mesmo em momentos de crise. Desde sua fundação, a instituição surgiu com intuito de quebrar paradigmas e se tornar um ecossistema que tem como objetivo transformar o país por meio da educação.

De acordo com Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima Educação, “diferentemente dos outros setores, na educação não existe uma marca ou empresa referencial, mas o que temos são boas práticas sendo feitas por várias escolas ao longo dos anos. E foi analisando o mercado que trouxemos para o Brasil uma matriz curricular com várias inovações, quebrando o antigo modelo com foco no conteúdo e incorporamos o ensino por meio de competências, onde alunos e alunas são os protagonistas da sua educação”.

Recentemente a instituição incorporou o grupo norte-americano Laureate. Com a fusão, a empresa passa a ter 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior. O objetivo para 2025 é se tonar o maior ecossistema de aprendizado, educando por meio de uma experiencia transformadora, com resultados mais eficientes e eficazes na jornada dos estudantes. “Passamos de um conglomerado de marcas para um ecossistema.

O professor que dava aula em apenas uma instituição, passa a dar em várias e o aluno tem acesso a especialistas do mundo todo para uma educação continuada. E a pandemia catalisou isso tudo. Com o distanciamento social, colocamos nosso ecossistema inteiro em segurança para educar em casa, ampliando, assim, o nosso modelo híbrido que passou a ser utilizado pelos nossos 145 mil estudantes.”

Para Sebastien Durchon, Vice-Presidente e Chief Integration Officer do Grupo Carrefour, que está há mais de 45 anos investindo em serviços e produtos para oferecer comodidade e facilidades aos seus clientes, “os ecossistemas de negócio têm muito a ver com a visão que se deve ter do futuro para continuar crescendo e fidelizar o cliente”. 

Com a recente compra do BIG, o Grupo Carrefour amplia sua atuação no país e avança na criação de um ecossistema de Negócios, incorporando novos segmentos, atividades e serviços. Com a aquisição, a empresa visa atingir o número de 60 milhões de clientes, ou seja 15 milhões a mais do que tem hoje. 

Segundo Durchon, “para construir um ecossistema é preciso fazer alianças com outros ecossistemas para ter 100% de sucesso. Nós acreditamos que temos uma capacidade maior na hora de monetizar os clientes, o grande desafio é convencer o mercado que estamos mudando e saindo do modelo convencional para um grande ecossistema”.

Outro fator importante é a movimentação para a digitalização, impulsionada ainda mais pela pandemia. Hoje, o grupo comanda o Banco Carrefour que é a quinta maior emissora de cartões de crédito do Brasil, e aposta na carteira digital para atrair os clientes sem cartão. Além disso, a sua rede Atacadão já possui e-commerce e oferece uma boa experiência de compra online e offline, com mais agilidade, ofertas e conforto. “Nosso objetivo será sempre o de conquistar mais clientes para a loja. O core business do grupo é a venda de alimentos, o que gera relação com cliente e confiança. Mas eles são ativos que geram dados que são analisados e transformados em conveniências para o consumidor,” afirma.

Alex Salgado, Vice-Presidente Executivo do B2B da Telefônica Brasil – Vivo, falou sobre a transformação da empresa que vem ao longo dos anos incorporando o ecossistema dentro de seu negócio, aumentando o valor de receita, além de expandir a base de engajamento com o consumidor.  “Somos a maior empresa de mobilidade e fibra ótica do Brasil, mas dentro de nosso propósito e nossa visão de crescimento e rentabilização do negócio temos expandido nosso ecossistema por meio de lojas físicas, serviços e experiências. Desta forma, trazemos para dentro do nosso mercado uma série de conveniências para atender as necessidades e facilitar a vida dos nossos clientes”, explica.  

Entre as novidades, a Telefônica Brasil ingressou no segmento de telemedicina com a Teladoc Health para fornecer o serviço para pessoas físicas e empresas, por meio de uma nova plataforma digital de saúde e bem-estar. Além disso, a empresa possui diversas parcerias para facilitar o acesso ao ensino a distância por meio de suas plataformas digitais de educação. Com 1,6 mil pontos de atendimento no Brasil, a companhia expande sua presença física, o que reforça sua estratégia omnichannel muito importante para atender as atuais demandas e necessidades dos consumidores.

O Vice-Presidente Executivo também falou da importância do 5G para potencializar os negócios e para a digitalização de forma efetiva no Brasil.  Segundo um estudo da Gartner, 66% das empresas já planejavam implantar o 5G, mesmo antes da pandemia. De acordo com Salgado, “o 5G será uma geração de oportunidade para todos os segmentos como varejo, saúde, educação, agro, financeiro, entre outros, já que potencializará os negócios das organizações. Além disso, a tecnologia tornará a conexão muito mais rápida e acessível, trazendo mais segurança para as compras on-line, home office e demais atividades em ambiente digital”.

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