Últimas notícias

Fique informado

e-CPF: saiba como utilizar no Imposto de Renda

25 de março de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Clicksign e Serasa Experian promovem webinar ao vivo sobre funcionalidades da assinatura digital 

Dia 23/11, às 10h30, especialistas Clicksign e Serasa Experian falarão em painel que será transmitido gratuitamente para tirar dúvidas

17 de novembro de 2021

Serasa Experian marca presença no Conbcon e Certforum

Recentemente, por exemplo, a empresa marcou presença em dois eventos: o Conbcon e o Certforum. Ambos 100% online e gratuitos, reunindo especialistas da área.

28 de setembro de 2021

Serasa Experian e 99: aplicativo é o primeiro do país a utilizar ferramenta de autenticação de passageiros por questionário

Serasa Experian apresenta o Quiz Antifraude – KBA, que realiza um questionário interativo e personalizado para autenticar os dados do usuário

1 de setembro de 2021

Serasa comemora aniversário de sua unidade de Certificado Digital

Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade

2 de agosto de 2021

Serasa Experian lança novos modelos de certificado digital para operação no Open Banking

A Serasa Experian lança um combo de soluções em certificados digitais específico para transações dentro do sistema Open Banking

13 de julho de 2021

O e-CPF é uma ferramenta para auxiliar os titulares a desempenhar muitas funções, como a declaração anual do IR

Com essa ferramenta online, os processos ficam descomplicados e todas as informações e dados apresentados são armazenados de maneira integrada e com segurança de chaves criptografadas.

Além disso, muitas das informações são automaticamente preenchidas por meio de dados das declarações anteriores, conferindo economia de tempo e mais agilidade ao processo.

Portanto, é preciso saber o que é o e-CPF, como ele pode ser utilizado para fazer a declaração do IR e quais são as vantagens de contar com essa ferramenta digital facilitadora. Quer saber mais? Se sim, continue a leitura e não tenha mais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é o e-CPF

O e-CPF é uma das modalidades dos já bastante utilizados Certificados Digitais. Como uma eficiente maneira de identificar pessoas e empresas nos sistemas utilizados por diferentes organizações governamentais, o e-CPF é a autenticação e validação para as pessoas físicas serem identificadas nesses sistemas.

As pessoas que contam com e-CPF podem fazer a declaração do IR de maneira muito mais simplificada e descomplicada. Com a possibilidade de utilizar a opção de “Pré-Preenchimento”, o formulário pode ser preenchido por meio da integração das informações contidas no CPF do titular, bem como a integração das informações contidas nas declarações de imposto anteriores.

Dessa maneira, o titular do e-CPF economiza tempo e conta com as soluções tecnológicas para agilizar os processos e simplificar a declaração do Imposto de Renda. Além disso, o uso dos certificados digitais, como o e-CPF, permite que outras atividades sejam realizadas de maneira otimizada, como:

– fazer assinatura de documentos digitais;

– emitir Notas Fiscais Eletrônicas;

– acessar sistemas públicos como FGTS e eSocial;

– acessar o sistema e-CAC, para enviar Imposto de Renda e consultar outras questões financeiras;

– peticionamento eletrônico;

– leilões da Receita.

Essas são apenas algumas das facilidades que a utilização dos certificados digitais, como o e-CPF oferece para os titulares.

Como utilizar o e-CPF para declarar o IR

Existem dois principais tipos de e-CPF mais utilizados por pessoas físicas e conferem muitas vantagens aos titulares. São eles, o certificado digital A1 e o certificado digital A3. O certificado digital A1 fica armazenado no computador em que será utilizado, podendo ser copiado para outras máquinas.

Portanto, sempre que os sistemas utilizados exigirem a utilização do certificado digital, o aceso será feito diretamente no arquivo em que ele está armazenado, sem a necessidade de senha ou login de acesso. Logo, o certificado digital do tipo A1 é um arquivo que fica armazenado no computador em que será utilizado.

Já o modelo de certificado digital A3 funciona com armazenamento em uma mídia, que pode ser um cartão ou token. Logo, esse modelo demanda por configurações adicionais e de instalação de programas específicos. Apesar dessas necessidades extras, a instalação é rápida e descomplicada, e precisa ser feita apenas uma vez em cada máquina que será utilizada.

O certificado A3 necessita de uma senha com validade por um período de 1 a 3 anos e pode ser utilizado em quantos computadores forem necessários, bastando apenas a instalação do software para acesso.

Todo o processo para fazer a declaração do Imposto de Renda usando o certificado digital e-CPF é descomplicado e tem como intuito facilitar os processos para todos os envolvidos. O processo começa acessando o site do e-CAC, sem necessidade de download ou instalações.

Já baixou o nosso manual Descomplicando o IR22?

Na plataforma da Receita, é disponibilizada uma aba para que sejam feitas as “Declarações e Demonstrativos”. Ao selecionar essa opção, é preciso clicar na aba de “Serviços em Destaque” e depois em “Meu Imposto de Renda”. Logo em seguida, basta optar pela opção “Preencher Declaração Online” e “Ano 2022”. Nesse momento é que é feita a escolha pela declaração Pré-preenchida, onde muitas informações serão recuperadas com base em declarações anteriores, facilitando muito todo o processo da declaração. Pronto, basta preencher os espaços que ainda estão em branco, confirmar as informações apresentadas e enviar a declaração de Imposto de Renda.

Quais as vantagens do e-CPF

Existem muitas vantagens para o titular que deseja utilizar o certificado digital para realizar diferentes atividades. Separamos os principais benefícios de usar o e-CPF. Veja abaixo!

Declaração pré-preenchida

Como o e-CPF utiliza alguns dados do titular do CPF e disponibiliza a integração de informações, como os dados das declarações de IR anteriores, é muito mais simples optar pela opção de Pré-Preenchimento e encontrar um formulário online com diversos campos já preenchidos.

Esses campos são sobre informações relevantes, como rendimentos, bens, direitos, dívidas, deduções e muitas outras informações que ficam armazenadas no banco de dados da Receita Federal.

– Facilidades para fazer retificações

Uma grande vantagem em utilizar o e-CPF para fazer a declaração do Imposto de Renda é contar com facilidades caso seja necessário fazer retificações. Em muitos casos, caso haja necessidade de fazer correções, a Receita disponibiliza de um prazo para que as correções sejam realizadas.

Portanto, com o certificado digital, o titular pode acessar a aba do e-CAC e consultar todo o status da declaração do IR, evitando o pagamento de multas com altas taxas de juros ou cair na malha fina da Receita.

Emitir as declarações anteriores

Ao fazer o preenchimento do IR, o sistema disponibiliza e importa alguns dados básicos e fundamentais já utilizado nas declarações anteriores. Muitos contribuintes têm dificuldade em armazenar as declarações dos anos anteriores de maneira segura, fazendo com que dados se percam. Com a digitalização desses dados, as informações ficam armazenadas de forma segura e podem ser integradas sempre que preciso.

Segurança para prestar as contas

A segurança e a transparência no processo de prestação de contas são vantagens da e-CPF. Todos os certificados contam com uma gama de sistemas que garantem a segurança dos dados e a criptografia das informações fornecidas. Dessa maneira, é muito mais fácil declarar e garantir que tudo esta de acordo com o informado ao Leão.

Diversidade de utilização do certificado

Não é apenas para a declaração do IR que o certificado digital, como o e-CPF pode ser utilizado. Pelo contrário, com o certificado em mãos, é possível acessar contas bancárias, acessar diversas plataformas governamentais, bem como assinar diferentes documentos de respaldo governamental com a mesma vaidade jurídica dos modelos físicos tradicionais.

Utilizar o e-CPF para fazer a declaração do Imposto de Renda é uma vantagem competitiva para as pessoas físicas que já aderiram aos benefícios de utilizar o certificado digital para diversos fins. Com processos descomplicados e possibilidade de integração das informações em um único lugar, o e-CPF é um facilitador quando o assunto é declaração de IR.

Tipos de assinatura digital: quais são e quando usar?

Entenda as Regras para a declaração do Imposto de Renda em 2022

Vantagens do certificado digital para declarar IRPF 2021