Reformulação em janeiro proporcionou à distribuidora Agis aumento em mercado que enfrentou queda de 8% em 2015
“Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta à mudança”, disse o naturalista britânico Charles Darwin, criador da Teoria da Evolução. A lição de que os seres que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram vale até os dias de hoje para diversos setores, especialmente no meio corporativo em tempos de estagnação econômica.
Para crescer no mercado de distribuição de produtos de Tecnologia da Informação (TI), que caiu oito pontos percentuais em 2015, de acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Abradisti), a Agis reformulou seu modelo de negócios a partir de janeiro deste ano e já comprova resultados significativos ao término do primeiro semestre: um aumento de 30% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita de sucesso foi trazer uma proposta de valor com a criação e divisão das atividades da empresa em quatro unidades de negócios (“BUs”, na sigla em inglês): Imagem e Automação, Impressão, Infraestrutura e PCs.
“Cada núcleo conta com equipe de especialistas altamente capacitados para entender as necessidades dos clientes, realizando um trabalho cada vez mais consultivo, além do comercial”, explica Camila Rabelo, diretora Comercial e de Marketing da Agis.
“As BUs ficam responsáveis pela distribuição de ponta a ponta, da logística, implementação do projeto, formas de pagamento, até o relacionamento com os fabricantes”, completa. A empresa conta, ainda, com um canal de vendas especializado às revendas que atendem projetos à pequenas e médias empresas (PMEs). Segundo a executiva, a expectativa é que a Agis alcance um aumento total de 17% no ano.
Sobre Agis
Fundada em 1992, a AGIS é uma das principais distribuidoras de TI do país, conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com mais de 180 colaboradores, a AGIS atende aproximadamente 9 mil canais ao longo do ano e tem como pontos fortes o vasto portfólio – com mais de 40 fabricantes – e o relacionamento estreito com seus clientes, além do compromisso de atuar sempre via canais. É filiada e cofundadora da Abradisti (Associação Brasileira dos Distribuidores de TI).