Últimas notícias

Fique informado

Digitalização, planejamento e produtividade: as bases para as indústrias atenderem os novos padrões de consumo. Por Angela Gheller

8 de agosto de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Quando olhamos especificamente para a indústria brasileira, observamos que elas se movimentam para participar de novas cadeias de negócio

Por Angela Gheller

Angela Gheller, diretora de produtos de Manufatura da TOTVS 

No segundo trimestre de 2022, o e-commerce brasileiro registrou um total de 89,6 milhões de vendas online, um crescimento de 4,3% em número de pedidos comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pela Neotrust.

Esse aumento nas vendas é visto com otimismo, uma vez que representa uma movimentação em toda a cadeia de supply chain, da produção à estocagem, passando pela logística etc.

Quando olhamos especificamente para a indústria brasileira, observamos que elas querem e se movimentam para participar dessas novas cadeias de negócio.

A Sondagem Especial Indústria 4.0, elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostrou que de fato hoje a indústria brasileira está mais digital do que há cinco anos: em 2016, 48% das indústrias brasileiras utilizavam tecnologias digitais na produção, em 2021 o número saltou para 69%.

A pesquisa observou que o setor avançou no uso de tecnologias da Indústria 4.0, investindo na digitalização da produção industrial.

O cenário parece ideal para aquelas que buscam aumentar a produtividade e estão em busca de atender um novo padrão de consumo, com clientes que exigem cada vez mais produtos e atendimento personalizados.

A omnicanalidade é uma tendência e quem estiver preparado para produzir cada vez mais, sob demanda e com um controle único de estoque, sai na frente e é muito mais competitivo.

No entanto, apesar do cenário promissor, ainda encontramos indústrias que não priorizam o planejamento e nem aproveitam a capacidade máxima de soluções básicas já implementadas, como um sistema de gestão vocacionado para a manufatura.

Muitas indústrias brilham os olhos para tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas), mas sem antes explorar aquilo que o próprio ERP já oferece.

Isso acaba ocasionando o mau aproveitamento acumulado de tecnologias que não impulsionam a produtividade e podem inclusive prejudicar o orçamento da corporação.

Nesse sentido, planejar é o primeiro passo para adotar tecnologia de forma assertiva na indústria. É preciso definir objetivos e metas, encontrar as ferramentas necessárias para atingi-los, quais a empresa eventualmente já tem implementadas, mas que podem ser mais bem aproveitadas no dia a dia, e outros fatores e parâmetros que variam de negócio para negócio.

Uma indústria que planeja sua produção sem ter os dados reais do que está acontecendo, planeja o hoje com a visão de ontem ou até mesmo de dias anteriores.

É nesse cenário, do micro para o macro, que a digitalização da indústria se mostra efetiva: valorizando o planejamento, executando aquilo que foi definido, direcionando investimentos alinhados com os objetivos da empresa.

Assim é possível não apenas manter a operação funcionando, mas funcionando melhor, de forma mais produtiva, possibilitando a ampliação dos negócios e uma melhor satisfação dos diferentes perfis de consumidores.

4 benefícios do e-commerce para o comércio B2B

SONDA debate sistemas inteligentes e meios de pagamento para o transporte público durante a Latbus

5G no Brasil: o impulso para a modernização do setor de engenharia

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!