Últimas notícias

Fique informado

Evolução da maturidade digital nos hospitais passa pelo estímulo à cultura e capacitação

22 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

LEGO Group: Salt Security identifica falhas de segurança da API na plataforma de serviços online

As vulnerabilidades poderiam ter permitido o controle de contas ou acesso para comprometer servidores internos do LEGO Group

21 de dezembro de 2022

LGPD: Falta de recursos atrasa adequação de empresas à legislação

Pesquisa do Grupo Darys aponta que 80% das corporações brasileiras não estão completamente adequadas com a legislação LGPD vigente desde 2021

21 de dezembro de 2022

Painéis elétricos 4.0 podem garantir continuidade de operações em data centers

Os painéis devem atender às necessidades de cada empresa e a orientação é optar pelos certificados, que garantem maior segurança

21 de dezembro de 2022

Ataques cibernéticos: a importância do monitoramento em uma central SOC

Uma das tarefas principais da SOC é o monitoramento de toda e qualquer atividade de rede, servidores, bancos de dados e antivírus

21 de dezembro de 2022

Levantamento inédito elaborado pela Folks no Brasil revela potencial para avanço digital na coleta, análise e integração de dados

Os hospitais brasileiros demonstram evolução na jornada de transformação digital, mas há muito a avançar em termos de inovações e melhorias. De acordo com o Mapa da Transformação Digital nos Hospitais Brasileiros 2022, elaborado pela Folks Saúde Digital, o índice de maturidade digital está em 44% (numa escala de 0 a 100).

Isto corresponde ao segundo estágio dos quatro níveis de maturidade, o de evolução. Esta etapa é caracterizada pelo uso de algumas soluções básicas e pela compreensão da importância da transformação digital por parte da liderança.

“Ainda há uma percepção equivocada de que a transformação digital se restringe ao investimento em tecnologia, quando na verdade ela envolve muitos outros aspectos”, explica o CEO da Folks, Dr. Cláudio Giulliano. A análise dos dados indica, por exemplo, que há necessidade de estímulo à estrutura e cultura de digitalização nos hospitais por meio de treinamentos e programas específicos para qualificar os colaboradores.

A análise da Folks, em uma amostra de 225 instituições, sendo 175 hospitais, avalia duas dimensões: adoção de tecnologia e preparação para a jornada digital, e cinco domínios: serviços e aplicações, infraestrutura e arquitetura, dados e informações, estratégia e governança, e estrutura e cultura.

Na análise que abrange o período de 2019 a setembro de 2022, Dados e Informação (com índice 32%) é o domínio com maior espaço para avanço, seguido por Estratégia e Governança (35%), Estrutura e Cultura (40%), Infraestrutura e Arquitetura (43%) e Serviços e Aplicações (50%).

Principais benefícios da transformação digital

Um dos aspectos mais importantes nesta jornada é a capacitação de todos os profissionais envolvidos.

Na maioria dos hospitais avaliados (68%) não há um programa de capacitação sobre saúde digital para cada colaborador e em quase um terço há resistência parcial ou total à adoção de tecnologias digitais.

A transformação digital amplia o acesso a atendimento/tratamento, traz mais segurança para os pacientes, diminui a possibilidade de erros médicos, reduz custos operacionais, promove ganhos de escala e melhora a experiência do paciente como um todo.

“Ser digital faz bem à saúde”, resume, Giulliano.

O CEO da Folks ressalta ainda o efeito da evolução digital para os chamados cinco itens certos na administração de medicação: paciente certo, medicação certa, hora certa, dose certa e via certa, imprescindíveis para a segurança dos pacientes e eficácia do tratamento.

digital
Imagem: Reprodução / Divulgação

DMI-H

Desenvolvido pela Folks, o Índice de Maturidade Digital para Saúde (em inglês Digital Maturity Index for Healthcare – DMI-H) analisa duas grandes dimensões: adoção de tecnologia e preparação para a jornada digital. A partir dos dados, ele situa a instituição numa das quatro fases da transformação digital:

– 0 a 25%, ou tradicional: não tem uma estratégia digital definida e as lideranças não estão preparadas. A maior parte dos serviços e aplicações não são digitais;

– 26 a 50%, ou evolução: iniciou a jornada digital e usa algumas soluções digitais mais básicas. As lideranças entendem a importância da transformação digital;

– 51 a 75%, ou sofisticação: possui estratégia clara de transformação digital, o que já traz efeitos positivos para os colaboradores. Muitos dos serviços e aplicações são digitais;

– 76 a 100%, ou inovação: níveis elevados de serviços digitais. Passa a ter estratégias para novos negócios baseados em tecnologia e adota ciclos de melhoria contínua.

Similar à ferramenta de análise desenvolvida pela Folks, cada um com metodologia própria, o National Health Service – NHS, na Inglaterra e o HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), nos Estados Unidos, possuem mecanismos de avaliação da maturidade digital em hospitais e instituições de saúde.

Estes indicadores medem o progresso em direção a um ecossistema de saúde digital que conecta médicos, fornecedores e equipes de atendimento para a gestão da saúde e do bem-estar dos pacientes.

Neste ecossistema, os processos operacionais e de cuidados são orientados por resultados, a partir de dados e evidências reais proporcionando mais segurança, qualidade e resultados sustentáveis em instituições de saúde.

Sobre a FOLKS
Fundada em 2012, a FOLKS tem a missão de guiar a transformação digital em hospitais e outras instituições de saúde. Oferece consultoria, serviços e soluções e treinamento para grupos e hospitais de todos os portes, clínicas, operadoras de saúde e empresas de TI em todo o Brasil e em outros países da América Latina.

Parceiro Premier da HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society, e representante da KLAS para a América Latina, a FOLKS atua para preparar instituições a atingirem altos níveis de maturidade digital.

Cibersegurança na saúde: 6 ações para hospitais e clínicas

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

Web 3.0: UNICEF e UPLAND se unem para criar programa de educação para jovens brasileiros

Ataques de ransomware a hospitais prejudicam os pacientes

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.