Dia Mundial do Backup ou Dia Mundial da Prevenção?
31 de março de 2021
Estar preparado para uma emergência previsível parece ser algo lógico
Este é um dia para refletir o porquê de muitas vezes corrermos riscos absolutamente desnecessários
Por Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve
São Paulo, 31 de março de 2021 – Este é, sem dúvida, um Dia Mundial do Backup diferente dos outros, desde que a data foi criada em 2011.
Prevenção é a palavra de ordem que se disseminou pelo planeta na esteira do combate à pandemia.
Quantas vidas teriam sido poupadas se todo o conhecimento humano acumulado ao longo de séculos enfrentando epidemias tivesse sido correta e imediatamente aplicado no caso da Covid-19?
Os protocolos a serem adotados já existiam, voltados para impedir que uma situação de caos mundial como a que estamos vivendo já há um ano se materializasse.
Desde a Gripe Espanhola, no início do século passado, cientistas alertavam para o fato de que uma nova epidemia em escala global era questão não de “se”, mas de “quando”.
Por isso, quando falamos no Dia do Backup poderíamos muito bem estarmos falando sobre o Dia da Prevenção que, a exemplo de tantas outras datas comemorativas, não conseguiria fugir do lugar comum: “Dia da Prevenção é todo dia”…
Sim, dia do backup é todo o dia, porque a cada dia cresce o universo de empresas, dos mais diferentes tamanhos e segmentos, atacadas por criminosos cada vez mais ousados e sofisticados.
Os protocolos de segurança existem, alinhados à adoção das melhores práticas, que preveem a implementação de ferramentas de proteção capazes de integrar uma estratégia robusta de defesa de um volume exponencialmente crescente de informações sensíveis.
Há um ano todo o mundo, no sentido mais literal possível da expressão, está pagando, e muito caro, por não termos adotado as medidas já disponíveis no momento adequado, ou seja, antes que a situação saísse fora de controle. Vamos atuar no sentido de fazer com que este Dia Mundial do Backup também seja o Dia Mundial da Prevenção.
Empoderamento feminino: empatia e atitude andam lado a lado, por Daniela Costa da Arcserve. Ouça
Arcserve e StorageCraft concluem fusão
Arcserve analisa a evolução da proteção de dados para os próximos cinco anos