Últimas notícias

Fique informado

Detran adia informatização da emissão de CNH em São Paulo

20 de dezembro de 2010

 Detran adia informatização da emissão de CNH em São Paulo
Prazo para iniciar pedido via internet começaria a valer no dia 20.

Iniciativa foi suspensa por 30 dias, para que que profissionais se adaptem.

O Detran-SP divulgou nota nesta sexta-feira (17) anunciando a suspensão por 30 dias do início da informatização do processo de emissão das carteiras de habilitação em São Paulo, previsto para a próxima segunda-feira (20).
Segundo o órgão, a medida foi tomada para que entidades envolvidas no processo -médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores- tenham um prazo maior para se adaptar às exigências do novo sistema. Entre elas, estão a aquisição de certificado digital pessoal (e-cpf) e equipamentos de informática e acesso à internet com a configuração mínima recomendada.
O sistema chamado e-CNHsp começou a ser implantado no interior do estado em abril passado e permite que o motorista dê entrada via web nos pedidos de primeira carteira, de renovação ou mudança de categoria, acessando o site no site www.e-cnhsp.sp.gov.br
Como funcionará o sistema
Nessa etapa, o cidadão deverá escolher uma das datas oferecidas pelo site para agendar sua ida até o órgão de trânsito, onde seus dados serão confirmados. Lá será feita a coleta eletrônica de sua foto, assinatura e das impressões digitais dos dez dedos. Apenas após esse procedimento, o cidadão poderá ir para as etapas da emissão do documento (médico, psicólogo, aulas e exames práticos e teóricos, conforme o caso).
Em todas as fases será colhida a impressão digital de um dos dez dedos do cidadão para confirmar sua identidade. No caso de aulas teóricas e práticas, a impressão será colhida na abertura e no encerramento de cada aula ou bloco de aulas.
Médicos, psicólogos e instrutores de Centros de Formação de Condutores também deverão registrar sua impressão digital e utilizar assinatura eletrônica (certificado digital). De acordo com o Detran, haverá o uso de certificados digitais, em conjunto com a biometria (coleta de digitais dos usuários do sistema).
A capital, que responde por cerca de 29% das CNHs emitidas no estado, conta com 864 profissionais médicos e psicólogos e mais de 630 Centros de Formação de Condutores credenciados pelo Detran.
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

CATEGORIAS

Notícias