Últimas notícias

Fique informado
Desbancarizados aquecem o mercado brasileiro de Fintechs

Desbancarizados aquecem o mercado brasileiro de Fintechs

27 de abril de 2016

Com cartões pré-pagos temáticos, parcerias com varejistas e foco no público desbancarizado, Acesso alcança a marca de 510 mil cartões em 2015 e espera triplicar até o final desse ano

Com o intuito de revolucionar os modelos de negócios tradicionais, as chamadas Fintechs – startups de serviços financeiros têm registrado um boom no mercado.

De acordo com o Radar FintechLab, cerca de 150 empresas atuam nesse segmento no país e segundo levantamento da Market Research, as startups que atuam nesse segmento devem receber cerca de US$ 24 bilhões em investimentos em 2016 (em nível mundial).

Tendo como core business aplicar a tecnologia ao mundo das finanças, alinhando TI a soluções inovadoras para empréstimos, investimentos, organização e planejamento dos gastos – com a vantagem de que, diferente dos bancos tradicionais, as Fintechs possuem maior transparência nas transações, desburocratização dos processos e tudo é feito online, resolvido via aplicativos ou sites. Elas são distribuídas em nove categorias, sendo elas: pagamentos, seguros, investimentos, gestão financeira, empréstimo negociação, funding, bitcoin, analytics big data e API conectividade. Dentre essas voltadas para o setor de pagamentos, está a Acesso.

Maior empresa brasileira independente especializada na emissão e gerenciamento de cartões e meios de pagamento pré-pagos, a Acesso cresceu mais de 500% nos últimos dois anos, atingindo mais de 510 mil cartões emitidos somente em 2015. Esse percentual se deu, principalmente, pelo avanço do mercado de cartão pré-pago entre o Sérgio Kulikovyskypúblico desbancarizado ou mesmo entre aqueles que tiveram que abrir mão do cartão de crédito em função dos altos juros cobrados.

Nossa expectativa para 2016 é ainda mais ambiciosa. Queremos seguir conquistando mercado e chegar a marca de 1,4 milhões de cartões”, afirma Sérgio Kulikovsky, CEO da Acesso. 

Com este modelo financeiro, o cliente não precisa de qualquer interação física com as instituições bancárias, pois possuem serviços e atendimento através do mundo digital, sem precisar de agências.

Além disso, a tecnologia também está a favor do usuário, oferecendo conveniência e segurança a um preço justo, por meio de aplicativos e portais.  Esse modelo de negócio desperta cada vez mais a atenção e interesse dos millennials, a conhecida geração Y.cartão acesso personalizado

Além do momento econômico, outros fatores que contribuíram para crescimento da Acesso foram as parcerias para a emissão de cartões co-branded como, por exemplo, com as Lojas Colombo e com a franquia de games Angry Birds.

“Os cartões co-branded geram maior sinergia com o consumidor que tende a utilizá-los com maior frequência”, explica o executivo.

Com o pré-pago, as pessoas passam a ter acesso às compras online, mesmo sem o cartão de crédito e ganham segurança, pois não precisam andar com dinheiro no bolso. Além disso, o pré-pago atende a quatro dos principais segmentos do mercado: o modelo de uso geral recarregável – cuja utilização pode ser para mesada dos filhos; verbas para trabalhadores domésticos em pagamentos de salários; incentivos corporativos; e também uso em viagens internacionais.

“Trata-se de um produto pró-cliente, uma vez que ele nunca fica negativo e pode ter certeza que não terá sustos ao final do mês. Isto é, o serviço oferece solução em meios de pagamento que garante a facilidade de monitoria financeira dos usuários, que ainda podem contar com o Aplicativo Mobile e entre outros recursos para controle. Não é por outro motivo que, segundo a Euromonitor, os pré-pagos devem alcançar, em quantidade de transações, R$ 98,7 milhões até 2017”, finaliza o executivo.

A Acesso é uma empresa brasileira independente especializada na emissão e gerenciamento de cartões e meios de pagamentos pré-pagos. Inovação aliada a uma plataforma tecnológica integrada possibilita a Acesso a gestão de múltiplos programas de cartões pré-pagos com total flexibilidade e personalizações.

Essa estrutura confere agilidade e autonomia no desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades de pagamentos, controle e gestão financeira. Mais informações sobre a Acesso podem ser conhecidas pelo www.acessocard.com.br.

TAGS

Fintechs