Últimas notícias

Fique informado

Golpe do Pix: confira 4 dicas para se prevenir dos criminosos

14 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Primeiro sistema de PIX sem aplicativo é lançado no Brasil

HSCM é a primeira companhia do país a disponibilizar integralmente

15 de fevereiro de 2023

Pagamento no e-commerce: cada vez mais aceitas entre clientes e lojistas, transações por Pix ultrapassam 430 milhões

Modalidade de pagamento instantâneo é aceita por 76% dos clientes e já figura em segundo lugar entre meios de pagamento mais usados

9 de fevereiro de 2023

PIX Internacional: como modalidade pode facilitar transações no exterior

Tecnologia PIX promete facilitar vida dos viajantes e de quem precisa realizar operações para outros países de forma instantânea

16 de janeiro de 2023

De janeiro a junho de 2022, houveram 844.821 mil tentativas de golpes envolvendo o Pix, segundo um levantamento da PSafe

Esse movimento praticamente extinguiu o TED, uma funcionalidade paga e que está disponível apenas em dias úteis.

Porém, o que era para trazer somente benefícios, veio acompanhado de problemas e riscos, facilitando assim a vida de criminosos, que criaram novas formas de aplicarem golpes nas pessoas: de janeiro a junho de 2022, houveram 844.821 mil tentativas de golpes envolvendo o Pix, segundo um levantamento da PSafe, empresa de cibersegurança.

Ainda de acordo com o estudo, apenas no primeiro semestre de 2021, foram 65.433 mil tentativas de golpe, representando um aumento de 1191%.

Nesse sentido, Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, com transparência e segurança, citou abaixo quatro dicas para alertar as pessoas em relação ao golpe do Pix. Confira:

Horário noturno – Bancos e fintechs já oferecem para os clientes a possibilidade de solicitar um limite menor nas transações durante o horário noturno, entre 22h e 6h. Isso impede que criminosos roubem grandes quantias, por meio do Pix, durante o período de maior incidência de crimes.

Verificação em duas etapas – Habilite a verificação da sua conta de Whatsapp em duas etapas. Esse método dificulta a ação dos criminosos, que entram em contato com as vítimas se passando por empresas e logo após realizam a instalação da conta em outro aparelho, para solicitar alguma quantia via Pix.

Perfis falsos – Muitos criminosos criam um perfil no WhatsApp com o nome e a foto da vítima pela facilidade de acesso às informações. Em seguida, começam a enviar mensagens pedindo dinheiro aos familiares e amigos se passando pela pessoa, alegando ser um número novo para pedir ajuda financeira. Neste caso, sempre desconfie, peça para que a pessoa mande um áudio ou confirme alguma informação pessoal que te ajude a verificar a veracidade desta atitude.

Use a chave aleatória – Quando for realizar uma transferência via Pix para desconhecidos, sempre utilize a chave aleatória. Nunca entregue seu CPF ou número do celular para outra pessoa, esses dados podem ser essenciais para os golpistas.

Sobre o Plusdin


Fundada em 2019 pelos empreendedores Alberto André, Éric Jorge e Wanderson Santos, o Plusdin é uma fintech de serviços financeiros que recomenda produtos exclusivamente de acordo com as necessidades de cada cliente. A empresa utiliza a tecnologia própria e a inteligência artificial para oferecer conteúdo financeiro relevante para ajudar os brasileiros a tomarem decisões mais assertivas, com recomendações, rankings e quizzes.

Tentativas de fraudes e golpes mais comuns com o Pix: conheça quais são e saiba como evitá-los

Novo vírus pode roubar seu pix! Especialista ensina como se proteger

Especialista esclarece as práticas utilizadas para aplicação do novo golpe do Pix

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.