Últimas notícias

Fique informado

Empresas de varejo também precisam se proteger de ataques cibernéticos, alerta especialista

9 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Datas comemorativas como Black Friday e Natal têm 21% mais ataques virtuais, no setor do varejo, do que em outros períodos do ano

 Mais uma vez a Black Friday abriu a temporada de descontos que costumam seguir até o Natal. Esse é o momento em que aumenta a incidência de crimes digitais tanto contra quem compra, como para quem vende.

Segundo o diretor de Red Team da Cipher, Alexandre Armellini, parte dos criminosos visa o consumidor para obtenção de dinheiro imediato – pequenas quantias em escala.

“A outra parte está de olho nos dados das redes varejistas, engrossando as estatísticas de ataques de ransomware (sequestro de dados digitais) e golpes fraudulentos, cobrando resgates que podem chegar a milhões de dólares”, diz.

Perigos no varejo

“O Brasil é o quarto maior alvo de ransomware do mundo, com mais de 8 milhões de casos entre janeiro e setembro deste ano, também somos o segundo lugar em ataques do gênero nas Américas (atrás somente do México), com 31,5 bilhões de incidentes só na primeira metade de 2022. “Nesse cenário hostil, a consultoria internacional BIP, publicou a primeira edição do “Cibersegurança em Varejo – 2022”, mostrando que ataques às plataformas digitais tem sido o problema mais crítico para 55% de 80 grandes varejistas nacionais”, afirma o especialista.

O estudo também identificou que o volume de ataques em datas comemorativas é 21% maior do que no resto do ano, e as principais são a Black Friday e o Natal, respectivamente.

Somente no primeiro semestre, foram identificados 2,9 milhões de ciberataques contra o e-commerce, sendo um quarto deles o sequestro de dados: um aumento de 62% em comparação a 2020, gerando perdas de R$ 3,6 bilhões para o setor.

“Os crimes no varejo não prejudicam só o cliente, mas toda a cadeia envolvida num processo de compra e venda. Não é só o consumidor que têm de estar mais atento. As empresas também correm riscos e precisam incorporar a segurança cibernética na operação, mesmo que esse não seja o foco de seu produto ou atuação no mercado. Isso inclui investimentos em equipamentos, profissionais e na educação dos funcionários, que podem involuntariamente abrir portas para a entrada de criminosos digitais.“

Encontre vulnerabilidades antes dos criminosos

Para Armelinni, a segurança de dados é vital, especialmente para redes varejistas, que precisam buscar alternativas tão criativas quanto as técnicas praticadas pelo cibercrime para proteger informações críticas.

Uma das recomendações do diretor da Cipher é aplicar testes de segurança e testes de penetração, antevendo ações maliciosas e resolvendo ou mitigando possíveis vulnerabilidades.

Os testes de segurança são aplicados por profissionais atentos à evolução do crime digital, analisando sistematicamente as situações reais de mercado e antecipando soluções para eventuais falhas ou brechas.

“Lembre-se que o crime não pode ser mais organizado do que sua segurança”, realça Armellini.

Como fortalecer a cibersegurança do varejo durante as vendas de fim de ano

A tecnologia biométrica no varejo vai muito além da autenticação em aplicativos. Confira!

O varejo e suas faces a serem construídas e descontruídas

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.