Últimas notícias

Fique informado

Danos e expectativas em torno do PetyaWrap

28 de junho de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Petya Ransomware Spreading Rapidly Worldwide, Just Like WannaCry

By Swati Khandelwal     Watch out, readers! It is ransomware, another WannaCry,

28 de junho de 2017

Aker alerta para Correção Capaz de Bloquear o Petya

Na avaliação de Rodrigo Fragola, CEO da Aker N-Stalker, o poder de dano recentemente demonstrado pelo WannaCry e pelo Petya dá uma medida da crescente vulnerabilidade da população mundial.

27 de junho de 2017

O mundo à beira de um ciberataque | PetyaWrap

Invasões de computadores em massa, como a ocorrida nesta terça-feira, 27, viram rotina e reacendem a discussão sobre investimentos em segurança

Um novo ciberataque em massa ocorreu nesta terça-feira, 27, pouco mais de um mês após computadores em mais de 120 países serem infectados. Desta vez, as invasões começaram na Ucrânia, mas também foram registradas em vários outros países da Europa e dos Estados Unidos. Dentre os afetados, está o grupo de comunicação WPP.

Quintiliano Andrade | Gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti

De acordo com a empresa de antivírus Kaspersky, 60% das empresas e instituições afetadas por esse novo ataque estão em solo ucraniano.

Quintiliano Andrade, gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti, empresa de soluções digitais, explica três principais pontos sobre o novo ataque. No primeiro ataque, em maio, o vírus protagonista foi o malware WanaCry, desta vez o responsável foi o PetyaWrap, que utiliza a mesma lógica do primeiro.

Os principais danos causados

Da mesma forma como o WannaCry, o PetyaWrap bloqueia os arquivos do computador e exige o pagamento de US$ 300, convertidos em bitcoins, para devolver o acesso ao seu dono. Além disso, o vírus captura senhas salvas no computador da vítima e as envia aos atacantes, sendo um potencial problema para quem armazena senhas em texto claro no dispositivo infectado.

A expectativa de novas invasões

Definitivamente. Em pesquisa recente feita pela empresa Avast, cerca de 38 milhões de dispositivos ainda estão vulneráveis ao ataque EternalBlue, utilizado pelo malware WannaCry no mês de maio e nos últimos dias pelo malware PetyaWrap. Provavelmente esse número é muito maior.

Além disso, a cada semana temos notícias de outros ataques, utilizando outras vulnerabilidades, com objetivo de extorsão ou roubo de informações sensíveis. Se consideramos o número de computadores não atualizados, expostos à internet que são utilizados para manipular informações sensíveis e que não possuem nenhum método de proteção, temos um número expressivo de potenciais vítimas a ataques cibernéticos.

*Quintiliano Andrade é gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti

Fonte: Meio&Mensagem