Últimas notícias

Fique informado

Cultura paperless terá ainda mais importância para o meio ambiente após a pandemia 

22 de março de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O principal impacto da assinatura digital é que ela atua diretamente na desmaterialização de processos e na criação de uma cultura paperless

Por Rafael Godinho

Rafael Godinho -diretor comercial da BRy Tecnologia

A pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização no mundo todo e provocou uma verdadeira mudança de hábitos que impactaram no meio ambiente.

Com a circulação limitada das pessoas em decorrência do isolamento social, os índices de emissão de dióxido de carbono (CO2) caíram 17% no planeta.

E muita gente passou a prestar atenção na sustentabilidade depois de ver imagens como a dos Canais de Veneza com águas cristalinas — algo inédito em 60 anos. 

A preservação do meio ambiente é uma preocupação antiga que será intensificada após a pandemia. Com isso, ganham ainda mais relevância tecnologias acessíveis que, além de bastante úteis, fazem diferença a longo prazo, pois reduzem o impacto ao planeta.

A assinatura digital é um exemplo de solução que pode ser incorporada no dia a dia dos negócios, trazendo benefícios para o meio ambiente. Essa tecnologia já é usada em empresas de diferentes setores, como financeiro, imobiliário e até mesmo agrícola.

E, com a pandemia, o governo federal ampliou o uso das assinaturas digitais com o objetivo de manter operações em funcionamento sem necessidade de deslocamento. 

A solução permite que uma empresa dê um passo além na redução de resíduos com práticas como a substituição de copos descartáveis e a reciclagem.

Na prática, os resultados surpreendem. Desde o início, trabalhamos para desmaterializar os processos internos na BRy Tecnologia.

Há 19 anos atuamos no desenvolvimento de tecnologias em criptografia, entre elas, a assinatura digital. Nada mais natural que usarmos a nossa própria solução para reduzir o impacto do negócio ao meio ambiente, além de reforçar a segurança. 

Quando entrei na empresa, em 2007, meu contrato de trabalho foi assinado digitalmente. Agora, em 2020, já foram realizadas cerca de 376 coletas de assinaturas digitais em documentos internos, dispensando o uso de papel, tinta e transporte dos documentos.

Entre os nossos clientes, o impacto foi ainda maior. Em 2019, ajudamos na desmaterialização de processos em empresas de diferentes áreas, calculamos que as mais de 566,9 milhões de assinaturas digitais geradas pelas plataformas da BRy evitaram a produção de 283 mil toneladas de lixo além de preservar 56 milhões de árvores.

A substituição do papel por documentos digitais evitou ainda a emissão de mais de 3 bilhões de toneladas de CO2.

Contratos sem papel 

O principal impacto da assinatura digital é que ela atua diretamente na desmaterialização de processos e na criação de uma cultura paperless. Imagine a série de contratos que uma empresa precisa emitir ao longo de um ano e o número de folhas de papel que são desperdiçadas com isso.

Vamos a um exemplo: quando uma empresa gera 100 contratos de 10 páginas está consumindo o equivalente a mil litros de água, gerando 0,5 kg de lixo e gastando, em média, R$ 136 em custos com a impressão.  Isto sem falar na emissão de CO2, que pode chegar a 6,8 mil kg.

A cultura paperless é uma tendência no mundo corporativo, pois reduz ao máximo a quantidade de papel utilizada nas rotinas e processos dos escritórios.

Por isso a assinatura digital é uma aliada importante, afinal possui mecanismos seguros de criptografia e ainda tem validade jurídica. Além disso, um documento assinado digitalmente pode ser armazenado em nuvem e ainda tem uma durabilidade infinitamente maior que o de papel.

São benefícios que ajudam não só as empresas em inovação e segurança, como também a firmarem seu papel como agentes de transformação quando se fala em sustentabilidade. 

Sobre a BRy Tecnologia

Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.

O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.

Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.  

Leia outros artigos da BRy Tecnologia que publicamos!

Rafael Godinho da BRy Tecnologia fala sobre o uso de assinatura digital em apólices de seguros

Como a tecnologia ajuda a reduzir custos no RH

Com API de assinatura digital, Selbetti aumenta em 20% a carteira de clientes

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!