O FBI desiste de seus planos de “backdoor” em toda a tecnologia utilizada pelos usuários de internet como também dos esforços para coibir a criptografia dos gigantes da internet Americana.
Segundo o portal buzzfeed, em uma conferência em Boston, Massachusetts, na quarta-feira, James Baker que é integrante do conselho geral do FBI disse que o departamento vai desistir do “pensamento mágico” da busca por backdoor que permitiria o fácil acesso a dados sensíveis dos usuários de internet.
É tentador tentar envolver-se nesse pensamento mágico e espero que o setor de tecnologia incrível que temos nos Estados Unidos possa chegar a alguma solução”, disse Baker. “Talvez seja apenas uma possibilidade distante. Talvez isso não seja cientificamente e matematicamente possível.”
O FBI tem tido uma relação complicada com as maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, que inclui a Apple, Facebook e Google, depois que a criptografia end-to-end foi implementada em iMessage, WhatsApp e vários produtos do Google, efetivamente deixando o FBI de fora.
CEO da Apple, Tim Cook tomou uma posição forte sobre a privacidade em público, descrevendo-o como um “direito humano fundamental” e rejeitando vários pedidos judiciais para obter informações.
O FBI terá que encontrar outra maneira de coletar informações de empresas de tecnologia.
Aqui no CryptoID defendemos a segurança dos dados e o controle das informações sensíveis pelos seus proprietários, sejam organizações públicas, privadas ou cidadãos. No mundo em que vivemos precisamos da criptografia para resguardar a privacidade e controle de dados eletrônicos.