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Crescimento de compras on-line cria desafios para o e-commerce

31 de julho de 2012
O GLOBO

A febre das compras pela internet já é uma realidade no Brasil e no mundo, mas a disparada dos e-commerces traz à tona a iminente preocupação dos consumidores com a segurança de suas compras on-line. Questões como a autenticidade dos sites e a transmissão de dados bancários são as principais inseguranças dos clientes.

Consumidor ainda teme e-commerce, mas continua comprando Foto: ReproduçãoApenas 2% da população brasileira confia plenamente em sites de comércio ou de bancos, segundo uma pesquisa realizada pela Unisys este ano. Para mudar este cenário, a aposta dos e-commerces tem sido oferecer mais segurança aos consumidores por meio de selos de certificação digital, que garantem a confiabilidade dos sites e protegem as informações dos usuários.

Atualmente, existem dois tipos de selos: aqueles que apenas monitoram a qualidade do serviço e os prazos prometidos pelo site e o modelo SSL (Secure Sockets Layer), que atesta a autenticidade do domínio e cria um canal de criptografia entre o usuário e o servidor do portal.

Regina Tupinambá

Recentemente, a Google lançou um selo conhecido como Google Trusted Stores, que pretende ajudar os compradores a identificar quais lojas oferecem a melhor experiência na hora da compra. Ao passar o mouse sobre o selo do Trusted Stores, o consumidor pode ver as notas dadas pela Google ao site. No entanto, esse modelo de selo não passa de um ranking sobre a qualidade do atendimento de um e-commerce, não oferecendo então, nenhuma garantia específica de segurança. De acordo com a diretora comercial da empresa Certisign, Regina Tupinambá, o tipo SSL ainda é o mais completo e até hoje, nenhum hacker conseguiu quebrar esse protocolo.

“É muito importante para quem entra nesse mercado estar adequado e seguir as boas práticas de segurança, o que é possível mediante o aval de uma autoridade certificadora que conta com expertise e forte atuação no segmento de e-commerce. Mais do que a autenticidade, o selo dá credibilidade aos sites iniciantes e os coloca no mesmo patamar de confiabilidade que os grandes do setor”, explica Regina Tupinambá.

O trabalho feito pelas entidades certificadoras, como a Certisign, é auditado e fiscalizado pela ICP-Brasil, órgão criado por medida provisória em 2001. Segundo a executiva, ao clicar no selo o consumidor pode ver, em tempo real, o documento de validação do site. Ela acrescenta que hoje em dia os sites que não têm condicao de adequar seu serviço às exigências de uma autoridade certificadora provavelmente vão começar a sofrer prejuízos em seus volumes de negócios e ainda alerta sobre os e-commerces que simulam estar certificados por selos seguros.

“Quando acessamos alguns deles, ainda encontramos uma coleção de selos aplicados que ‘supostamente’ mantém o site seguro. Na verdade eles são apenas imagens ou logo de empresas que prestam outros serviços aos sites, sem identificar e proteger suas comunicações”, completa a executiva.

Com faturamento de R$ 250 milhões em 2011 e previsão de 20% a mais na receita de 2012, a Certisign foi a primeira empresa brasileira a fornecer esse tipo de serviço no país e continua suas apostas no comércio eletrônico brasileiro. Apesar de já contar com 80% das empresas do setor em sua carteira de clientes — tais como Magazine Luiza, Submarino, Americanas, Mercado Livre, OQVestir, NetShoes, entre outros, a empresa lançou em março uma campanha de incentivos para quem quer entrar no ramo.

A partir de um programa de descontos no fornecimento do certificado digital, a Certisign conseguiu incorporar mais 180 clientes, todos com menos de 18 meses de existência, abrindo oportunidade para que os novos sites de comércio eletrônico também possam investir num ambiente seguro para seus clientes.

“Nosso objetivo é preservar a segurança na internet, resguardando os usuários e estimulando a percepção do valor que um certificado digital tem”, afirma a diretora comercial.

Fonte: O GLOBO
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