Últimas notícias

Fique informado

Confira como foi a 2ª CertLive do ITI

4 de setembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Segunda CertLive, debate virtual preparatório para o CertForum 2021 já está disponível no canal do ITI. Acesse por aqui!

Oevento virtual de certificação digital realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), debateu na noite de ontem, 03 de setembro, o tema “Identidade Segura, objetivo de todos”. 

O anfitrião, diretor-presidente do ITI Carlos Fortner, pontuou a relevância do debate:

“São anos de descaso com a identidade do cidadão. Chegou o momento de diminuir o peso do Estado no bolso do contribuinte e simplificar as relações entre o cidadão e o Estado”. 

O moderador Célio Ribeiro, Presidente-executivo da Abrid, apontou a necessidade de “fazer com que as unidades da Federação tenham condições tecnológicas e econômicas de efetuarem a sua modernização”.

Na abertura, o Secretário Especial de Modernização do Estado Jose Ricardo Veiga, apontou a importância sem precedente em identificar o cidadão de maneira correta. “Com uma identidade unívoca e individualizando o cidadão nas relações privadas e com o Estado, o país dará um enorme salto na redução de custos, agilidade de processos, eficiência das transações cotidianas”. 

Painel Virtual: primeiro RG brasileiro foi emitido em 1907   

O Presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (FENAPPI) Antonio Maciel Aguiar Filho considerou o avanço dos estados na modernização da identificação do cidadão e sugeriu “dois pontos importantes: a identidade digital e o CPF como RG único para dar uma guinada na identificação civil no país”. 

Narumi Pereira Lima, perita criminal federal, fez um breve histórico sobre a legislação e os aspectos técnicos da identificação do brasileiro. Para a perita, “o decreto vigente não padronizou o documento de identificação, trouxe outras versões. Isso dificulta a vida da polícia, e facilita a dos falsários”.

Lima destacou que o documento de identidade do Brasil está parado no tempo, uma vez que segue tecnologias da década de 80.

Um documento tão importante quanto as notas de real 

O  Secretário de Governo Digital Luis Felipe Monteiro, apontou que “um elemento fundamental nessa discussão é uma gestão de risco, pois é necessário ampliar uma identidade digital segura para a grande quantidade de habitantes”.  

Dialogando com a ideia, Washington Leonardo Guanaes Bonini, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enxerga o momento “como um marco interessante na evolução do tratamento de identificação civil”. Segundo Bonini, o país precisa “ter um documento tão importante quanto as notas de real para ser a representação da nossa nacionalidade”. 

No estúdio de transmissão Nizar Ratib Midrei, Secretário de Modernização Institucional e Regional da Presidência da República (SEME-SG/PR), completou: “Nosso grande desafio é uma identidade unívoca, simples, universal”. 

Em preparação para o CertForum 2021, a segunda CertLive seguiu as recomendações de distanciamento social da OMS para promover o maior evento de certificação digital do país, de forma totalmente virtual. 

O CertForum 2021 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.

A edição conta com patrocínio das empresas

Certisign, DINAMO Networks, Fenacom|CD – Certificadora Digital, Kryptus, Link Certificação Digital, Online Certificadora, Regula Forensics, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti e Valid.

E com o apoio institucional

Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB,  Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert, Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID e do portal Crypto ID.

Fonte: ITI