Últimas notícias

Fique informado

Conectividade: a aposta do mercado de tecnologia para 2022

15 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Seis livros para se prevenir a um ataque de ransomware

A pandemia e o aumento exponencial do home office aumentam as vulnerabilidades e, consequentemente, os ataques por ransomware a empresas

4 de setembro de 2021

Jucetins ressalta que livros contábeis, fiscais e societários de empresas deverão ser digitais a partir de 22 de junho

A Junta Comercial do Estado do Tocantins – Jucetins só permitirá a entrada de livros digitais, a partir do dia 22 de junho, não mais aceitando o protocolo de documentos físicos para esse tipo de processo.

27 de maio de 2021

Jovem desaparecido deixou ‘chave’ para decifrar livros criptografados

Bruno Borges, de 24 anos, está desaparecido desde o último

6 de abril de 2017

Snowden | O Filme & Os Livros

O filme conta a vida de Edward Snowden, o ex-funcionário

29 de abril de 2016

O conceito de hiperautomação será pauta importante em 2022, pois o avanço da tecnologia proporcionou um novo patamar ao processo

Por Eronides Júnior

Eronides Júnior, Chief Operations Officer (COO) da SoftwareONE

O mundo corporativo atual depende de inovações tecnológicas para sobreviver e o mercado de tecnologia tem passado por um processo de transformação digital cada vez mais acelerado e quase que obrigatório nas empresas, gerando um nível de maturidade tecnológica diferente para cada setor.

De acordo com relatório do Gartner, 69% das companhias têm a aceleração digital como o objetivo de permanecerem competitivas em seus negócios.

O dado reforça como as organizações estão atentas às tendências tecnológicas que estão por vir. Mas, o que esperar do mercado em 2022? 

Automação de processos e conectividade 5G

Não é de hoje que o tema automação de processos está em alta nas empresas. Há um bom tempo percebeu-se que não era preciso alocar um humano apenas para operar máquinas ou processos repetitivos, podendo aplicar o tempo dos funcionários em outras atividades mais estratégicas do negócio.

Portanto, as automações de meios de produção, planilhas, sistemas e processos tendem a ser aperfeiçoadas e cada vez mais aceleradas.

O conceito de hiperautomação será pauta importante em 2022, pois o avanço da tecnologia proporcionou um novo patamar ao processo de automatização tradicional, que agora também inclui recursos disruptivos como Machine Learning e Inteligência Artificial, por exemplo.

Porém, uma nova tecnologia chega como uma quebra em relação aos processos de automação: o 5G. O novo serviço de tecnologia móvel traz menos latência e maior capacidade e velocidade de conectividade, permitindo que, por meio de uma rede de um dispositivo móvel, sejam acessadas bilhões de informações de maneira muito mais rápida e conectada.

Ou seja, a partir da tecnologia 5G, diversos dispositivos estarão conectados entre si, e consequentemente, a automação também será beneficiada por máquinas que estarão conectadas a uma internet muito mais eficiente.

Aumento da demanda de Cloud Computing

O ecossistema do mercado de tecnologia com mais conectividade e maior volume de informações requer maior capacidade computacional, sendo necessário sistemas e softwares de análise e Inteligência Artificial, para trabalhar os dados que estarão sendo gerados e demandados de forma mais eficiente.

Nesse sentido, a infraestrutura necessária para suportar esse enorme volume de dados interconectados e automatizados só pode ser encontrada em um serviço: a cloud.

No próximo ano, as aplicações tecnológicas relacionadas à nuvem seguirão em evidência. A nuvem atende com excelência qualquer tipo cenário, positivo ou negativo, por conta de sua flexibilidade de escalabilidade e alta disponibilidade.

Além disso, a cloud foi e continua sendo uma grande aliada para empresas de todos os portes, oferecendo capacidade computacional ilimitada, serviços inovadores, segurança e atualizações contínuas.

Governança e segurança digital

Com tanta aceleração digital, especialmente ocasionada nos últimos dois anos com a irrupção da pandemia, muitas brechas foram criadas dentro das companhias e a governança dos processos foi ligeiramente danificada.

Com isso, as organizações precisarão repensar seus sistemas de cibersegurança e reforçar os treinamentos e orientações aos colaboradores, uma vez que de nada adianta ter o melhor antivírus, se a equipe não está preparada para enfrentar as armadilhas da segurança digital.

Além disso, com a pandemia, foi preciso adaptar-se ao regime home office, no entanto, recentemente, muitas companhias demonstraram preferência ao modelo híbrido de trabalho.

De acordo com um levantamento realizado pelo site Vagas.com, 42% dos trabalhadores preferem o modelo híbrido. Com mais flexibilidade, certamente a demanda por cibersegurança torna-se prioritária para garantir a segurança dos dados nas empresas. Isto, somado, à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), cujo primeiro ciclo de monitoramento terá início a partir de janeiro de 2022.

Com tantas tendências do mercado de tecnologia em vista, é certo afirmar que a transformação digital é um processo constante e contínuo de digitalização e, portanto, cabe às empresas decidir acompanhar ou não a velocidade de capacitação e atualização que o mercado de tecnologia mundial continuará enfrentando em 2022.

Tamanha conectividade, que só cresce a cada dia, demandará ainda mais infraestrutura, de serviços e de profissionais e equipes técnicas especializadas e eficientes.

CATEGORIAS

Destaques Notícias