Últimas notícias

Fique informado

Como tirar a sua carteira eletrônica digital

3 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Governo federal lança Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital

Centro Integrado atua de forma complementar ao Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov)

14 de dezembro de 2022

Prefeitura de São Paulo suspende pregão eletrônico para contratar sistema de reconhecimento facial

O programa “Smart Sampa” pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 para Reconhecimento Facial na cidade de São Paulo.

5 de dezembro de 2022

Decreto é alterado para reforçar a privacidade do cidadão no compartilhamento de dados entre órgãos públicos

O tratamento de dados pessoais segue critérios rigorosos, estabelecendo mais responsabilidade a órgãos e entidades.

2 de dezembro de 2022

A Carteira de Trabalho Digital foi um grande avanço no mercado de trabalho, modernizando os procedimentos trabalhistas

Surgimento da Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital foi um grande avanço no mercado de trabalho, modernizando os procedimentos trabalhistas e deixando os processos mais simples e ágeis. Ela é totalmente digital, portanto, não é necessário andar com carteira física, apenas com o celular. 

O aplicativo da Carteira Eletrônica Digital existe desde 2017, porém, só com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, sancionada em 2019, que ela passou a valer como uma possibilidade para substituir a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) física, que acabou facilitando a vida dos trabalhadores. 

A CTPS em papel não tem espaço para todos os contratos trabalhistas, em muitos casos, o documento se deteriora com o tempo, perdendo a maioria dos registros e acaba sendo necessário a emissão de uma segunda via. 

Nas empresas, o problema mais recorrente é a ida e vinda do contratado, já que é necessário recolher o documento fisicamente para alterar qualquer item. Então, para facilitar não só as indústrias, mas os trabalhadores, foi criada a Carteira de Trabalho Digital

A ascensão da CTPS digital foi na pandemia do Coronavírus em 2020. As pessoas não podiam sair de casa, mas também não poderiam ficar sem trabalhar. Então, as empresas começaram a aceitar a versão digital do documento para contratar novos funcionários durante a quarentena. 

Para quem ainda não possui a CTPS física, não precisa se preocupar em fazer uma. Depois que o governo aceitou substituir a carteira física pela digital, todo mundo consegue emitir uma sem precisar se deslocar, basta ter um celular e baixar o app da Carteira Digital no celular

A maioria dos jovens de hoje em dia que procuram algum trabalho ou que estão ingressando no mercado, precisam ter uma Carteira de Trabalho, seja ela física ou digital. Por isso, é muito simples fazer uma CTPS online. 

Passo a passo de como fazer uma Carteira Eletrônica Digital

– Baixe o app na plataforma de downloads do celular ou acesse o site pelo navegador.

– Após baixar o aplicativo, digite seu CPF, clique em continuar e digite sua senha cadastrada no site do Gov.br, caso não tenha um cadastro, clique em “fazer uma conta” e faça seu login.

– Confirme algumas informações pessoais, escolhendo a opção correta. 

– Confirme as opções de emprego anteriores, caso seja o primeiro emprego, siga para a próxima etapa. 

– É importante confirmar se todos os dados estão corretos para não ter o acesso bloqueado.

– Depois de seguir todos os passos acima corretamente, sua CTPS digital já estará em funcionamento. 

Hoje em dia as empresas estão cada vez mais se modernizando e aderindo às novas tecnologias que estão em ascensão no mercado. Com a chegada da CTPS digital, as indústrias tiveram que aceitar essa nova atualização da Carteira de Trabalho e adotar o novo modelo digital. O que acabou facilitando o dia a dia do trabalhador, já que ele não precisa sair de casa para emitir as empresas conseguem acessar o documento através do CPF do contratado cadastrado no site do Gov.br. Acaba sendo mais rápido, prático e econômico, facilitando ambas as partes.

Portanto, para quem só tem a CTPS física e não tem Carteira de Trabalho Digital, é extremamente importante também fazer o documento digital. Com a ascensão da tecnologia, estima-se que daqui alguns anos a maioria dos documentos físicos sejam substituídos pelos digitais, sempre se mantenha atualizado.

Condutores amadores de embarcações de todo o país já têm acesso à carteira digital no aplicativo GOV.BR

Carteira Digital de Trânsito vai facilitar a venda de veículos entre pessoas físicas

Assinatura GOV.BR será utilizada na emissão da carteira digital de identificação do autista em Minas Gerais

Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!