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10 de novembro de 2022

Segundo levantamento, as principais causas de processos trabalhistas são os cálculos de horas extras e as intrajornadas

O número de ações trabalhistas registradas no Tribunal de Justiça do Trabalho, do qual as principais causas são o cálculo de horas extras e as intrajornadas, registrou cerca de 203.080 processos apenas entre janeiro e maio de 2023.

A partir desse alto número, as chamadas HRTechs ganham mais relevância no setor pela sua contribuição na análise de dados e inteligência artificial que empregam na gestão de pessoas, ajudando a minimizar danos judiciais nas empresas. 

A portaria nº 671/2021,  nova lei de ponto vigente para controle de jornadas de trabalho, publicada em novembro de 2021 e complementada pela Portaria 1.486 em junho de 2022 determina a modernização, praticidade e celeridade, sem perda da segurança jurídica nos controles de jornada de trabalho.  

Com a era digital, o modo tradicional de fechar a folha de ponto vem sendo modificado pelo uso de softwares de gestão, em que o colaborador registra a sua jornada através de uma plataforma e o gestor acompanha o fluxo de trabalho.

O novo modelo evita possíveis fraudes já que uma vez registrado, os horários são compartilhados com o Ministério do Trabalho e apenas o gestor pode realizar a modificação.

As relações trabalhistas precisam ser mais simples, estamos lidando com um novo momento no mercado que é a geração do digital. Tudo está mudando, os serviços bancários não são mais como eram há 20 anos, então o RH também pode acompanhar esse movimento tornando as relações mais eficientes e justas“, afirma Marcelo Gomes, CEO da Nexti, empresa de soluções digitais para RH. 

As HR Techs nasceram com o objetivo de solucionar problemas do setor de Recursos Humanos. Como o nome sugere, se trata especificamente de utilizar a tecnologia para automatizar os processos do RH e tornar as soluções mais assertivas.

As atuais plataformas do mercado oferecem recursos como notificações de ausência do trabalhador, controle de horas extras, gerenciamento de escalas de trabalho e relatórios completos que auxiliam na documentação necessária para evitar possíveis litígios trabalhistas. Com o recurso, todos os envolvidos têm acesso aos mesmos dados em tempo real.

Cibersegurança é fundamental para o sucesso do RH

Com o avanço da tecnologia, o setor de recursos humanos burocrático ficou para trás e se transformou no RH 5.0, fazendo da tecnologia uma aliada para facilitar os processos. Apesar do processo de digitalização do setor, a segurança dos dados é imprescindível.

Segundo uma pesquisa da Buffer, plataforma de gestão de redes sociais, divulgada em 2022, cerca de 97% dos respondentes que adotaram o modelo home office ao longo da pandemia gostariam de seguir trabalhando nessa modalidade.

De olho nisso, as organizações estão investindo no formato remoto ou híbrido, o que traz a necessidade de modificar os seus processos de monitoração. Para atender essa demanda  é preciso contar com recursos que tragam autonomia e flexibilidade para o colaborador.

Para garantir o registro seguro da jornada do colaborador e a segurança jurídica da empresa, é necessário rever os procedimentos de segurança de dados.

Para isso é importante utilizar softwares criptografados para garantir a integridade dos dados e evitar fraudes ou adulterações da jornada registrada. 

É importante reforçar a cibersegurança sob a ótica de gestão de riscos para a sustentabilidade dos negócios. Assim, você diminui o risco da sua empresa enfrentar ações trabalhistas e garante que o seu negócio esteja atualizado com o novo momento do mercado”, finaliza Marcelo. 


Sobre a Nexti 

A Nexti é uma solução Human Capital Management (HCM) que otimiza a gestão operacional dentro das empresas, atuando como um parceiro de negócios principalmente para digitalização do RH.

Com mais de 250 clientes e 310 mil usuários, a empresa detém certificações internacionais por meio da ISO 27001 e 27701, e desenvolveu ferramentas para tornar as relações trabalhistas mais simples, eficientes e justas.

Gartner prevê que mais de 80% das empresas usarão APIs de Inteligência Artificial Generativa ou implementarão aplicações habilitadas para essa tecnologia até 2026

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