Como o Certificado SSL pode impulsionar as vendas do seu site?
5 de abril de 2023Há mais chances de ficar entre as primeiras posições, se um dos cuidados que você tem com os seus canais de venda é o uso do Certificado SSL
O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um elemento fundamental para comprovar a confiabilidade do site, especialmente para lojas virtuais. Atualmente, é muito fácil vender todo tipo de produto online, o que leva potenciais clientes à desconfiança sobre a autenticidade do site.
Utilizando este certificado, é possível garantir aos usuários a segurança em compras online no seu site. Este é o primeiro motivo que leva um site a conseguir impulsionar suas vendas, por meio do Certificado SSL.
Mas há outro ponto, que faz dele uma solução essencial para aumentar as vendas pela internet. Este é o destaque que ele oferece aos sites em termos de SEO (Search Engine Optmization), ou seja, de otimização para mecanismos de busca.
Mecanismos de busca consideram, dentre outros fatores, a segurança que um site oferece aos usuários, para o ranqueamento. Isso significa que há mais chances de ficar entre as primeiras posições, se um dos cuidados que você tem com os seus canais de venda é o uso do Certificado SSL.
Consequentemente, as chances de aparecer mais para um público que busca o seu nicho por tráfego orgânico também aumenta. Portanto, ele é fundamental em ações de marketing de qualquer negócio digital.
Continue acompanhando este artigo para compreender melhor o que é o certificado SSL e os benefícios que ele oferece às compras online.
O que é um certificado SSL?
O Certificado SSL para sites se trata de um mecanismo que utiliza criptografia para autenticá-los.
Ele funciona através de uma chave pública e uma privada, utilizadas na codificação e decodificação de dados, da seguinte forma:
– O usuário solicita o acesso ao servidor, quando clica no link do site;
– Por sua vez, o servidor envia a ele o certificado, comprovando sua autenticidade, junto com a chave pública;
– Em seguida, o browser se certifica da validade do certificado, enviando de volta uma chave codificada (por meio da chave pública);
– Por fim, o servidor decodifica a chave recebida, por meio de uma chave privada.
Todo esse processo acontece de forma automatizada, a cada sessão de um usuário dentro do site. Desse modo, ele sempre estará seguro quando comprar nele.
Esse processo é essencial em sites que exigem do usuário, seus dados pessoais, senhas, número do cartão de crédito e outros. Isso porque são informações muito sensíveis, as quais terceiros não devem acessar.
A exigência desses dados, para a compra pela internet, é motivo que leva muitas pessoas a desistirem dela, com receio de que eles parem em mãos erradas. Por isso, a utilização do Certificado SSL para aumentar as vendas é uma boa estratégia para vender produtos online com sucesso.
Quais são os tipos de certificados SSL?
O uso do Certificado SSL garante uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, porque mostra a ele que está protegido. Existem três tipos de certificados SSL disponíveis e cada um deles confere um nível de proteção diferente. Saiba mais sobre cada um deles:
Domains Validation, ou Certificados de Validação de Domínio (SSL DV)
Caracteriza o tipo mais popular de Certificado SSL e se trata, exatamente, de assegurar a autenticidade do domínio do site. Portanto, ele não verifica informações sobre a empresa e não assegura quem está por trás do domínio.
É possível encontrá-lo em versões pagas e gratuitas. A versão gratuita, entretanto, expira em 3 meses e enfrenta problemas de compatibilidade com dispositivos antigos. Isso acontece porque o seu lançamento se deu quando os certificados digitais não existiam.
Organization Validation, ou Certificados de Validação de Organização (SSL OV)
Este tipo de certificado serve para autenticar não apenas o domínio do site, mas a empresa que está por trás dele. Por isso, para obtê-lo, é preciso enviar documentação da empresa para avaliação e ele se trata de uma opção um pouco mais onerosa.
Entretanto, essa onerosidade é compensada pelo fato de que os consumidores estão seguros ao comprar nele. Isso possibilita otimizar a experiência de compra, colaborando com o aumento das vendas.
Extended Validation, ou Certificado SSL de Validação Estendida (SSL EV)
Esta versão do Certificado SSL é a mais completa disponível no mercado. É possível obtê-la apenas por meio da checagem do domínio, dos dados da empresa, de sua existência física e operacional, dentre outros requisitos.
Portanto, o procedimento para a emissão deste certificado é bastante rigoroso, mas ele oferece o mais alto nível de segurança em vendas e transações online.
Como conseguir um certificado SSL?
No mundo atual as pessoas utilizam muito a internet para atividades que antes faziam presencialmente. Mas, para que elas confiem que o site de um estabelecimento ou empresa é mesmo dele, é preciso demonstrar a elas que seus dados estão seguros.
Elas querem a certeza de quem está do outro lado da tela de que as informações não serão acessadas por hackers.
E um meio de garantir isso é solicitando a uma Autoridade Certificadora (AC), como a Soluti, que verifique as informações do negócio, para emitir um Certificado SSL, comprovando que elas são verdadeiras.
A AC validará o site, disponibilizando a ele uma chave privada para assinatura do certificado, bem como um selo de segurança, o qual valerá por período determinado. Este período pode variar de um a três anos, a depender do certificado obtido.
Como o usuário identifica um site que usa o certificado SSL?
A maior parte dos usuários não sabe se o site é seguro e desconhece o certificado SSL. Por outro lado, todos acabam sabendo quando um site não é seguro, se uma marca sofre com escândalos de segurança. Assim, o certificado resguarda a marca e preserva a autoridade da empresa.
Por isso, é importante educar o seu consumidor, mostrando a ele que o seu site é confiável para compras e explicando o porquê. O passo a passo para que ele possa identificar a segurança do site é simples e qualquer um pode fazê-lo:
– Verificando a existência de um símbolo de um cadeado no canto direito, logo antes da URL do site.
– Através da análise da URL do site: se logo no início ela começar com as letras “https”, é porque aquele site passou pela validação de uma AC e obteve o Certificado SSL. Entretanto, se as letras iniciais forem “http”, o site não é seguro.
Para obter o seu Certificado SSL, entre em contato com a Soluti. Ou continue acompanhando nossos artigos para acessar a mais informações sobre a segurança online.
Fonte: Soluti
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Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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