[Ouça] Como o Certificado Digital pode ser útil a sua empresa
19 de janeiro de 2018Muito conhecido por conta da sua obrigatoriedade para as entregas fiscais, o Certificado Digital está conquistando cada vez mais corporações privadas e públicas e passa a ser usado em outras aplicações.
O motivo? Os benefícios, como a melhora da eficiência operacional, redução de custos e sustentabilidade.
Mas vamos começar do zero: o que é o Certificado Digital?
É um documento de identificação para pessoas físicas e empresas no meio eletrônico. Por identificar inquestionavelmente, ele pode ser usado para diversas aplicações, até mesmo para assinar documentos.
Como ele pode ser usado na gestão das empresas?
![](https://cryptoid.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Leo-_-leonardo-Gonçalves-Certisign-300x300.jpg)
Leonardo Gonçalves – Diretor da Certisign
“Além das entregas fiscais, é possível usar o Certificado Digital para a emissão de notas, autenticação em sites em que haja a necessidade da segurança da autenticidade, para a assinatura de documentos, entre outras aplicações”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.
Assinar documentos: como assim?
Segundo Gonçalves, a cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita, assegurado pela legislação brasileira. Isso significa que processos físicos podem ser migrados para o eletrônico.
A rede Leroy Merlin, assim como têm feito inúmeras corporações, adotou a assinatura digital para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e promover mobilidade, neste caso, aos signatários responsáveis por assinar as procurações, notificações e os substabelecimentos da companhia.
Para isso, foi desenvolvido um portal de assinaturas, onde esses e outros documentos podem ser assinados com validade jurídica por meio da Certificação Digital.
Com essa medida, a rede francesa de varejo reduziu em 87% os custos relacionados à compra de papel, impressão, autenticação, transporte etc.
Na prática, como funciona?
“Para assinar documentos, por meio do Certificado Digital, basta acessar um portal de assinaturas, submeter o documento, assiná-lo usando o Certificado e pronto. Sem impressão, sem autenticação adicional e sem idas e vindas de portadores. O envio à outra parte interessada é feito também no meio eletrônico. Com isso a empresa ganha eficiência operacional e reduz custos”, explica Leonardo.
Leia também
Case I Leroy Merlin adota assinatura digital da Certisign
Para a Leroy, sustentabilidade é coisa séria.