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Como melhorar a aceleração digital no varejo?

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Como você pode melhorar esse recurso para o crescimento do seu varejo e se adaptar para atender os seus clientes por meio da internet

Por Tatiany Martins

Tatiany Martins, Diretora Comercial da Pitz

A aceleração digital no varejo tem se mostrado cada vez mais necessária para atender à demanda desse universo e não foram poucas as lojas que tiveram de se adaptar para atender seus clientes também por meio da internet nos últimos anos.

A relevância no ambiente online hoje é bem expressiva e o termo “quem não é visto não é lembrado” nuncaficou tão real como agora.

Pensando nisso, decidi contar, neste conteúdo, como você pode melhorar esse recurso para o crescimento do seu varejo baseado nas minhas percepções de mercado.

O que é aceleração digital e sua importância para o varejo?

Primeiramente, vale entender o que é aceleração digital antes de buscar melhorias para o conceito. De modogeral, esse tipo de aceleração é uma importante forma de explorar os recursos tecnológicos atuais disponíveis para impulsionar as vendas da empresa. 

Caso você tenha uma loja física, por exemplo, é importante pensar na possibilidade de criar um sistema parafazer as vendas pela internet, o chamado e-commerce.

Porém, se ainda estiver lutando com a transformação digital, é válido inserir ao menos a comunicação e pós-venda neste formato, já que hoje o consumidor está cada vez mais digital. 

Um estudo desenvolvido pela consultoria Zedenski revela que 87% dos usuários usaram canais alternativos para atendimento nos últimos 12 meses, bem como mais de 60% usaram o autoatendimento de formafrequente.

Portanto, é importante entender que quem não se adaptar ao mercado online dificilmente conseguirá se manter de pé no futuro. 

A aceleração digital se tornou crucial para a manutenção dos negócios durante a crise sanitáriae foram as lojas que já contavam com essa inovação que se sobressaíram melhor.

As 3 formas de melhorar a aceleração digital do varejo

Fato é que, embora muitas empresas do varejo já tenham criado sites para as vendas de seus produtos devidoà necessidade criada pela pandemia, ainda é necessário obter uma gestão alinhada tanto com a transformação digital quanto com os seus princípios. Por isso, o que não faltam são desafios a combater.

1. Treine sua equipe para a cultura digital

O primeiro conselho é treinar sua equipe para a cultura digital. De nada adianta aderir às inovações se suaequipe não estiver engajada no mesmo propósito.

Nesse caso, é importante buscar treinamentos e capacitação dos funcionários para desenvolver a cultura digital na empresa. 

2. Invista na experiência do cliente

Outro ponto importante e aconselhável são os investimentos na experiência do cliente. Segundo o estudo daZedenski, 98% das pessoas que receberam um atendimento ruim alteraram seu comportamento de compra. 

Nesse caso, é essencial melhorar o atendimento online, ter uma ampla gama de canais à disposição dos usuários bem como trazer inovação e qualidade aos produtos oferecidos no site.

Os produtos com possibilidade de assinatura e opção de seguros para celulares junto à mercadoria são bons exemplos de investir na experiência do cliente. 

Essas ações podem colaborar para a rentabilidade dos produtos e ainda criam conexão com o consumidor, já que mostram a preocupação genuína com o produto/serviço que ele está adquirindo.  

3. Use métricas para acompanhar os resultados e modificar os processos

Por fim, não posso deixar de citar a importância do uso de métricas para a aceleração digital. As transformações só acontecerão depois dos resultados, portanto eles precisam ser mensurados por ferramentas específicas. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais fácil será melhorar os processos digitais.

Agora você já sabe como melhorar a aceleração digital do varejo de forma fácil e eficiente. Espero ter ajudadona sua busca pela transformação digital do seu negócio! 

Sobre a Pitzi 

A Pitzi oferece proteção e seguro para smartphones no Brasil em parceria com varejistas e fabricantes. É pioneira no segmento de seguros para um dos mercados que mais crescem no país. Desde 2013, a empresa revoluciona o setor trazendo novos produtos e iniciativas.

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