Últimas notícias

Fique informado

Como integrar assinatura digital ao software da sua empresa

24 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A assinatura digital é fundamental para uma transformação paperless, além que integra-lá às operações da empresa traz benefícios imediatos

A assinatura digital é fundamental para uma completa transformação paperless, pois garante a força probatória de documentos eletrônicos e, dessa forma, a segurança jurídica das organizações. Não conseguir fazê-la significa não conseguir deixar o papel. 

É por isso que integrar assinatura digital às operações da empresa é imperativo e traz benefícios imediatos.

Há algumas maneiras de fazer isso. Mas o caminho mais rápido é por meio de APIs. Neste post, saiba como fazer a integração, conheça as APIs da BRy, quais os serviços disponíveis e quais as vantagens. Acompanhe! 

Passo a passo para a integrar a assinatura digital por meio de APIs da BRy

1 . A primeira coisa a fazer é acessar o BRy Cloud. Nele, você efetua o seu cadastro e faz o login. 

2 . No painel inicial, você acessa a área “BRy para Desenvolvedores”. Ali estão disponíveis todas as APIs da BRy: Certificado em Nuvem, Carimbo do Tempo, Assinatura Médica, Diploma Digital e Assinatura Digital. Selecione a opção de Assinatura Digital.

3 . Para utilizar as nossas APIs, você precisa cadastrar uma aplicação e obter o token de acesso para autenticação e autorização no serviço desejado. Acesse a Aba “Aplicações” e “Minhas Aplicações” para isso. 

4 . Feita a autenticação, você já pode realizar a integração dos serviços ao software da sua empresa. 

Para apoiar você e tornar a integração mais ágil, disponibilizamos vários códigos de exemplo de uso dos serviços em várias linguagens de programação. Dessa forma, os desenvolvedores podem utilizar a linguagem de programação de sua preferência.

Serviços disponíveis com API da BRy Tecnologia

São seis APIs da BRy que podem ser conectadas a sistemas, seja isoladamente, seja em combinações diversas, de acordo com a demanda da empresa. Confira com mais detalhes: 

API de Assinatura Digital

É com esta API que a empresa integra assinatura digital a seu software. Isso significa que será possível fazer assinaturas com certificado digital com um simples clique, dentro do seu sistema. A solução também vem com as seguintes funcionalidades: verificação de assinatura digital e carimbo do tempo.

API de Assinatura Médica

Com a aprovação da telemedicina na Portaria MS nº 467/2020, o setor passou a emitir eletronicamente documentos como receitas, atestados e requisição de exames, o que exige a assinatura digital. 

Esta API é pensada para atender clínicas, hospitais e demais serviços de saúde, pois insere informações específicas como o número de registro profissional e especialidade. 

API de Assinatura em Grupo

Quando a empresa formaliza documentos com vários signatários, como contratos, é de uma API de Assinatura em Grupo que ela precisa. A solução vem com funcionalidades como:

– Cadastro de grupos de assinatura; 

– Criação de fluxo de distribuição; 

– Envio de notificações para os signatários por email; e 

– Revisão dos documentos em diversos dispositivos.

Além disso, ela permite vários tipos de assinatura: a digital (com certificado digital), a eletrônica (sem certificado digital) e a híbrida (digital + eletrônica), para atender o nível de formalização exigida pelas múltiplas partes. 

API de Diploma Digital

Com a criação do diploma digital pela Portaria MEC nº 554/2019, as universidades terão que incluir, no processo de emissão e registro digitais desses documentos, funcionalidades como assinatura digital, assinatura eletrônica e carimbo do tempo. Esta API vem para atender a essa demanda regulatória.

API de Certificado em Nuvem

Certificados digitais são tradicionalmente armazenados em tokens ou smart cards, dispositivos sujeitos a riscos como furto e perda, assim como limitados em termos de uso. 

A nuvem é uma alternativa para aumentar o nível de segurança e usabilidade. 

Em nossa API de Certificado em Nuvem, é possível hospedar certificados digitais emitidos para usar em qualquer aplicação de assinatura digital. 

Com esta API, é possível fazer o controle de autorizações de uso do certificado digital com múltiplos fatores de autenticação e o rastreamento do histórico de uso.

API de Carimbo do Tempo

Documentos que precisam permanecer válidos por um longo período devem ter registro exato e confiável da data e hora da autenticação. O carimbo do tempo é a tecnologia que garante a integridade deste registro. Para empresas que precisam dessa solução, a BRy tem a API de Carimbo do Tempo.

Vantagens da integração de assinatura digital 

Integrar assinatura digital ao sistema da sua empresa por meio de APIs pode trazer muitas vantagens em relação a outras opções, como desenvolver internamente ou até mesmo adotar uma solução SaaS, sobretudo se a própria empresa desenvolve seus sistemas. Acompanhe as principais: 

1. TI focada em seu core business 

Quando a própria empresa desenvolve seus sistemas, pode ser tentador pensar em criar internamente a funcionalidade de assinatura, assim como todas as demais ligadas à certificação digital. Porém, dada a complexidade do projeto, é provável que a equipe perca o foco do negócio. 

Como os desenvolvedores não vão precisar desenvolver uma solução de certificação digital, que envolve também criptografia avançada, integrar uma solução pronta retira da TI uma grande pressão.

2. Investimento inicial menor 

Lançar features ligadas ao processo de formalização digital no sistema da empresa em tempo hábil vai exigir altíssimo investimento: formar equipe, desenhar, desenvolver, sustentar, atualizar, etc. 

Ao integrar a assinatura digital por meio de API, os custos serão reduzidos – e o pagamento é feito de acordo com o número de assinaturas realizadas. 

Embora a opção pelo desenvolvimento gere economia no longo prazo, ela também cria um backlog constante de manutenção da solução. No caso da API, este trabalho fica com o fornecedor especializado. 

3. Menor tempo de desenvolvimento 

Da mesma maneira que o investimento é alto, o time-to-market de quem parte para o desenvolvimento interno é maior. Para as empresas que precisam entregar a solução no menor tempo possível, a integração leva vantagem. 

Além da documentação e exemplos em diversas linguagens de programação, os desenvolvedores podem fazer testes da API com certificados digitais específicos para essa finalidade.

4. Software da empresa ficará mais completo 

Ao integrar a API de assinatura digital ao software da empresa ele se torna mais completo. Essa funcionalidade facilita os processos de quem utiliza o sistema – seja a equipe interna da sua empresa, seja o seu cliente. 

Se você desenvolve soluções para o mercado, certamente ter um sistema robusto, com certificação digital integrada, é um atrativo.  

5. Melhor experiência do usuário 

Com a API de assinatura digital, você tem no seu sistema a solução de um fornecedor especialista no segmento, o que garante uma experiência melhor de uso. 

O usuário não vai precisar acessar um outro sistema somente para realizar a assinatura. Toda a operação vai permanecer no próprio sistema, centralizando os processos. Ou seja: a produtividade aumenta. 

Além disso, há um ganho em segurança, pois o trâmite de documentos por dois sistemas é eliminado.

6. Privacidade e segurança de dados 

A preocupação dos profissionais de TI com privacidade e segurança de dados é crescente. Nesse quesito, optar pela API tem algumas garantias. 

A empresa não vai precisar se preocupar com o tráfego de documentos, por exemplo. Só o hash, o resumo criptográfico, sairá de seus servidores para o servidor do fornecedor para ser assinado. 

Para garantir mais um nível em segurança, também é possível configurar os acessos dos usuários aos documentos. Dessa forma, você consegue ter mais controle e saber quem acessa qual tipo de informação, dando total segurança ao processo de certificação e assinatura.

7. Compliance

Com a API de assinatura digital, sua empresa sempre estará em compliance de acordo com o que é estabelecido pela ICP-Brasil e outras legislações. Em caso de mudança nas normas, as atualizações na solução são automáticas.

8. Vantagem competitiva 

A depender do seu negócio, fazer a integração de assinatura digital no produto e lançá-la rapidamente para os usuários por meio de API pode ser uma maneira de se diferenciar no mercado e ante a concorrência. Esse é o caso, por exemplo, da integração de assinatura digital em sistema de gestão eletrônica de documentos.

Por que escolher a API da BRy Tecnologia

A BRy é uma empresa focada em formalização digital. Há 20 anos ajudamos empresas dos mais variados segmentos a assinar com segurança documentos eletrônicos juridicamente válidos.

Para isso, temos várias soluções para o processo de certificação digital: desde a assinatura digital e eletrônica, passando pelo uso do certificado digital e carimbo do tempo até a validação de assinatura.

Ao longo de tantos anos de mercado, essas soluções não apenas evoluíram para atender a mudanças na legislação, mas para entregarem resiliência, desempenho e uma experiência de alto nível para os usuários. 

Para citar algumas mudanças: migramos para o modelo SaaS, movemos nossa infraestrutura para microsserviços e criamos as APIs. Mantivemos, mesmo com o crescimento, a característica que nos fez ganhar o reconhecimento: a inovação como constante.

Desenvolver internamente um software assinador pode ser interessante – e é de fato – quando não há opções melhores no mercado. Do contrário, confiar a um parceiro experiente o processo de formalização digital será mais seguro e gerará tanto ou mais valor para os usuários. Se esse não é o core business da sua empresa, pode ser um esforço desperdiçado e que não entregará o nível de robustez que a demanda requer.

Cases de sucesso: conheça a história de parceiros da BRy 

Como a Prontmed saiu na frente da concorrência

Prontmed, empresa especializada em prontuários eletrônicos para clínicas e hospitais, teve um grande desafio com a pandemia: precisava implementar rapidamente a assinatura digital no seu sistema para atender a demanda por assinatura de documentos médicos a distância. 

Eles já tinham planos para isso, mas o distanciamento social e a liberação da telemedicina aceleraram o processo. 

Com a API de Assinatura Digital Médica da BRy, a Prontmed foi uma das empresas pioneiras a adaptar o sistema às regras para validação de prescrições, pedidos de exames, laudos e atestados médicos. 

A adequação do sistema foi feita de forma ágil e segura, sem depender de desenvolvedores específicos para criar a solução de assinatura digital. Além disso, contou com toda a segurança e expertise da BRy Tecnologia em autenticação de documentos eletrônicos. 

Como a Selbetti tornou seu sistema mais completo

Selbetti, empresa desenvolvedora de um sistema de gestão eletrônica de documentos, tinha o desafio de ter a funcionalidade de assinatura digital dentro do seu produto. O objetivo era eliminar a necessidade de impressão de documentos que precisavam ser assinados ou, então, o uso de outros sistemas de assinatura. 

A empresa optou por duas soluções da BRy: 

– API de Assinatura Digital, que integra o botão de assinatura ao sistema; e 

– API de Diploma Digital, para ajudar clientes do setor de educação a entrar em conformidade com os padrões exigidos pelo MEC. 

Com elas, a empresa resolveu os desafios de sua carteira de clientes, somando mais de 20.000 assinaturas realizadas com a plataforma. Mas também criou um diferencial para atrair novos clientes, o que se refletiu logo em seus números. Em 2020, ela aumentou em 20% sua carteira de clientes, batendo o faturamento de R$ 10 milhões.

Integrar assinatura digital pode ser simples

Se você quer implementar assinatura digital na sua empresa, conte com a BRy! Somos referência no Brasil em soluções para identificação, formalização e registro digital.

Publicado originalmente em Blog da BRy

Sobre a BRy Tecnologia

Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.

O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.

Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.  

Leia outros artigos da BRy Tecnologia que publicamos!

    , ,