Últimas notícias

Fique informado

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google? Ouça

10 de agosto de 2020
Por Colin van den Heuvel, consultor de negócios AET Europe

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias (aproximadamente 13 meses) validade. 

Se você usar certificados TLS em seu (s) site (s), como a maioria das organizações faz, isso pode ter um impacto significativo para você. 

Gerenciá-los se tornará muito mais complexo e, se você perder o controle sobre eles, há o risco de os navegadores bloquearem seu site e mostrá-lo como inseguro.

Quais são as mudanças recentes?

O Google e o Mozilla seguiram o exemplo da Apple ao limitar o período de validade dos certificados TLS a 398 dias. 

Em 01 de setembro de 2020, navegadores, incluindo o Chrome, Safari e Mozilla, permitirão um tempo de vida máximo para estes certificados de aproximadamente 13 meses – certificados com expectativa de vida mais longas serão bloqueados.

Quais são os prós e contras?

Proprietários de navegadores

Proprietários de navegadores dizem que isso ajudará a limitar a exposição ao comprometimento, permitindo apenas certificados com um período de validade mais curto. Também permitirá mais agilidade na resposta a grandes incidentes e atualização para tecnologias mais seguras e possibilitará o uso de dados recentes dos certificados.

Autoridades de certificação

As autoridades de certificação são menos positivas sobre a mudança, no entanto. No ano passado, o Google apresentou uma proposta para essa limitação do navegador durante o CA / Fórum, onde as principais empresas do mercado de navegadores e autoridades de certificação discutem esses tópicos. Naquela época, a maioria das autoridades de certificação votou contra a proposta, pois temem que ela aumentará a quantidade de trabalho e a complexidade envolvida no gerenciamento de seus certificados.

Apesar disso, a Apple decidiu implementar a medida no Safari no início deste ano para proteger seus usuários contra o uso fraudulento de certificados. E agora o Google e o Mozilla seguiram o exemplo.

O que são certificados TLS?

TLS significa Transport Layer Security e é um protocolo criptográfico que permite comunicações seguras em redes. É a tecnologia que garante a segurança da sua conexão com a Internet e evita que os dados sejam comprometidos por hackers.

Os sites usam certificados TLS para mostrar que são seguros. Quando um navegador tenta se conectar a um site com um certificado TLS, ele pede que o servidor se identifique. O navegador então verifica se o certificado é válido e, se for, o servidor da web inicia a conexão segura.

O que isto significa para mim?

Se a sua organização usa certificados TLS que não estão em conformidade com o novo requisito de validade máxima dos navegadores de 398 dias, seus certificados serão bloqueados. Isso pode significar que os visitantes do seu site receberão um aviso ou não conseguirão acessá-lo.

Isso pode ter consequências negativas significativas em termos de redução de suas vendas ou consultas e prejudicar a confiança em sua marca. Isso significa que você precisará monitorar e gerenciar seus certificados TLS rigorosamente para evitar que expirem sem o seu conhecimento e, em seguida, sejam bloqueados.

Paralelamente a isso, uma variedade de riscos pode surgir ao gerenciar certificados com expectativa de vida mais curta:

  • Os processos envolvidos podem demorar muito, devido à sua complexidade, para responder adequadamente aos certificados expirados.
  • Para acompanhar o ritmo do trabalho necessário, existe o perigo de apressar os processos e não os executar corretamente.
  • Os administradores podem ser tentados a contornar esses processos por completo e, sem pressão de tempo, recorrer a certificados autoassinados menos seguros.

Como gerenciar certificados TLS de maneira eficaz

Para mitigar esses riscos e garantir que seus certificados TLS estejam em conformidade com os requisitos dos navegadores, você precisará garantir um gerenciamento robusto de certificados usando processos bem definidos, pessoal qualificado e tecnologia de suporte. Isso não apenas impedirá que seus sites sejam bloqueados, mas também mostrará aos visitantes que você cumpre padrões de segurança rígidos e é confiável.

“Em 2020, esperamos que as empresas que são digitalmente confiáveis ​​gerem 20% mais lucro online do que as que não são.” – Gartner .

Será crucial seguir estas etapas

Crie procedimentos e processos bem definidos

Uma orientação clara sobre como registrar, validar, emitir, revogar e renovar certificados ajudará seus administradores e operadores de certificados a gerenciar seus certificados digitais. Assim, eles podem permanecer no controle deles durante todo o seu ciclo de vida.

Recrute e eduque

Você precisará das pessoas certas para garantir que seus certificados possam ser gerenciados adequadamente. Você também precisará educá-los e treiná-los para que entendam os princípios dos certificados digitais e os vários processos envolvidos em seu gerenciamento.

Use um sistema de gerenciamento de certificados

Isso garantirá que seu pessoal tenha apenas um aplicativo onde possam gerenciar certificados digitais de forma eficaz e segura. Isso os notificará sobre os certificados que estão para expirar e os permitirá criar relatórios facilmente e localizar outros certificados em sua infraestrutura.

Numa mesma plataforma gerencie certificados de varias autoridades de certificação

A solução de gerenciamento de certificados, BlueX eID Management , foi desenvolvida com base em décadas de experiência em PKI e o ajudará a assumir o controle total de seus certificados TLS e outros certificados digitais.

Colin van den Heuvel, consultor de negócios da AET Europe

Artigo original em AET EUROPE