Foi realizado durante os dias 15 e 16 na cidade de São Paulo o IV Seminário Nacional de Certificação Digital, evento organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.
Como nos anos anteriores, o principal objetivo do seminário foi apresentar cases com o uso de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil ao público presente com palestras que teve abertura de Maurício Coelho diretor de infraestrutura de Chaves Públicas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Em seguida Luis Sérgio da Silva, Gerente de tecnologia da Informação do Hospital Regional de Cotia e Hospital Geral de Itapecerica da Serra apresentou os benefícios do PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente.
João Paulo Foini, Gerente de produtos de tecnologia da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo palestrou “Deixar de imprimir, assinar, carimbar, passou a ser uma realidade”. E finalizou o primeiro dia a palestra sobre contratos de câmbio feita por Marcelo Gomes da Silva que é diretor comercial da Broker Brasil.
No segundo dia, Maurício Coelho fez a abertura do evento novamente falando sobre as novas aplicações de Certificação Digital no mercado e falou muito sobre a assinatura digital com valor legal em dispositivos móveis e citou as duas Autoridades Certificadoras que já disponibilizam ao mercado esse tipo de serviço que é a Soluti com o Certillion, uma plataforma de assinatura digital que opera em todos os dispositivos inclusive mobile e a Certisign que possui uma plataforma independente para mobile.
Seguida a palestra do Dr, Maurício Coelho foi a vez do caso de estudo do TSSP | 100% Digital apresentado por Emerson Perazolo Coordenador do STI 5 da Diretoria de Governaça de TI do SJSP.
O encerramento do IV Seminário de Certificação Digital foi feito pelo Criptógrafo Sérgio Leal que falou sobre a importância do software livre na massificação da Certificação Digital no Brasil. Sergio fez um panorama do avanço da tecnologia no mercado mundial e a importância de as empresas estarem preparadas para as adequações necessárias em suas estratégias e posicionamentos mercadológicos frente a usabilidade da tecnologia por usuários cada vez mais ávidos por agilidade, praticidade, redução de esforços e custos. O que a Certificação Digital se encaixa para resolver todos esses requisitos.
O evento como sempre foi um sucesso de público, mas de expositores e apoiadores nem tanto. A feira este ano contou apenas com a participação da Autoridade Certificadora Soluti que teve seu stand na entrada do auditório do seminário.
Alguns atuantes da ICP-Brasil comentaram que o Seminário não trazia novidades. Mas quem deveria trazer novidades não seria justamente a indústria da Certificação Digital?
Os cases são construídos pelo mercado atuante, ou seja, autoridade certificadoras, fornecedores de soluções e consultores especializados em Certificação Digital para levar o conhecimento dos casos de sucesso e fomentar o mercado.
Adicionalmente, a platéia não somos nós que estamos no mercado há anos. O evento é conduzido para o público corporativo que estuda a adoção dessa tecnologia e aos que ingressam agora na cadeia da ICP-Brasil, como gestores de novas Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro.
O evento como sempre foi um sucesso de público e conteúdo!