Últimas notícias

Fique informado

Como evitar golpes em aplicativos bancários pelo celular

22 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Segurança de dados: o essencial que ninguém vê

A segurança de dados nas empresas abrange tudo o que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas por meio de técnicas

15 de julho de 2021

5 mitos e verdades sobre a segurança de dados

A gestão de dados consegue reduzir consideravelmente possíveis ameaças de ataques cibernéticos, os líderes devem planejar estratégias de segurança de dados para mais assertividade

29 de maio de 2021

Segurança de dados no trabalho remoto: como evitar vazamento de dados da empresa, de colaboradores e clientes

Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com vazamento de dados sigilosos não devem ser aplicados apenas à documentação digital

26 de abril de 2021

Especialista em cibersegurança dá dicas para deixar o celular mais seguro e evitar possíveis fraudes em caso de roubo

Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de ir aos bancos presenciais e aderiram aos aplicativos para realizarem transferências, pagamentos ou até mesmo consultar o saldo da conta.

Com o aumento do uso do celular para essa função, muitos criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes.

De acordo com um estudo da TransUnion, as tentativas de fraudes digitais contra empresas de serviços financeiros aumentaram em 612% no Brasil.

A pesquisa afirma ainda que o principal tipo de golpe é o roubo de identidades, fraude de cadastro e a apropriação indevida de contas.

Thiago Bordini, professor coordenador da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda a troca periódica das senhas.

Thiago Bordini, professor coordenador da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP)

“Ressaltamos também a importância de ativar a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos que permitem esse tipo de segurança. Além disso, não permita que pessoas desconhecidas te adicione em grupos de mensagens”, explica.

O especialista elencou algumas dicas de segurança em caso de roubo do aparelho celular:

Ative PIN do chip do celular: com uma senha de quatro a seis dígitos (depende da operadora), o usuário evitará que o criminoso tenha acesso às informações do chip roubado em outro aparelho, já que, ele solicitará o PIN para desbloqueio dos dados. Isso evita o envio de tokens por SMS, por exemplo, para desbloqueio da conta bancária.

Aplicativos para exclusão de dados: instale no celular aplicativos que permitem a exclusão de dados do dispositivo. Após o roubo, basta ativar esse aplicativo de forma remota que chega um SMS para o aparelho roubado com um código e ele faz a exclusão dos dados do celular remotamente e sem a necessidade da internet.

Não deixe salvo informações bancárias: por conta da facilidade, muitos usuários deixam informações como agência, conta e até mesmo senhas salvas para um próximo acesso. A recomendação é limpar esse histórico de dados, além de apagar os SMS recebidos pela instituição financeira. Esse processo evita que outras pessoas usem as informações de forma indevida.

Desative as informações de tela: existem muitos aparelhos que, mesmo com a tela bloqueada, é possível visualizar o conteúdo da mensagem na tela. Configure o celular para que seja exibido apenas a informação que chegou uma nova mensagem, sem a apresentação do conteúdo.

Sobre o IDESP 

Fundado em 2005, o Grupo Daryus, de origem e capital 100% brasileiro, tornou-se referência na atuação de Consultoria e Educação em GRC.

A Daryus Educação promoveu a capacitação profissional para mais de 20 mil alunos, 60 cursos oferecidos, sendo 9 cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação e parcerias com faculdade e institutos renomados.

Atualmente, a empresa se reposiciona com o Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e continua a oferecer conhecimento em cursos voltados para educação executiva, treinamento e certificações internacionais nas áreas de continuidade de negócios, cibersegurança, segurança da informação, forense digital, inteligência de ameaças cibernéticas, gestão de riscos, gestão de TI, projetos e processos, entre outros.

A empresa é pioneira na criação dos cursos de pós-graduação de segurança da informação, perícia forense digital, gestão riscos, continuidade de negócios e cibersegurança.

FEBRABAN dá dicas de segurança sobre roubos de celular

Como manter seus dados bancários em segurança

Maioria dos brasileiros teme fraudes, vê crimes de violação de dados pessoais crescerem e cobra legislação mais dura