Como evitar fraudes na gestão de despesas das empresas? Executivo lista três dicas
26 de maio de 2023Para evitar casos de fraudes e corrupção, um ótimo primeiro passo é investir em uma equipe responsável pela gestão de compliance de toda empresa
Gerenciar o setor financeiro de uma empresa nunca foi tarefa fácil. Afinal, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o gestor precisa estar 100% atento a tudo o que acontece, a fim de evitar que casos de fraudes e corrupção, por exemplo, atinjam a organização.
Diante desse cenário, umas das principais dúvidas que costumam surgir é: como eu posso evitar casos de fraudes financeiras? Para ajudar a esclarecer essa questão, Thiago Campaz, CEO e cofundador do VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas, listou abaixo algumas dicas para lidar com esse desafio. Confira!
Estruture uma área de compliance
Para evitar casos de fraude e corrupção, um ótimo primeiro passo é investir em uma equipe responsável pela gestão de compliance de toda empresa.
Assim, esta equipe ficará encarregada de fazer uma ponte entre os demais setores e o gestor, além de analisar quais são os riscos de fraudes que a organização está sujeita a sofrer.
Faça um monitoramento dos riscos
O gerenciamento dos riscos não é um trabalho pontual! E, sim, algo que requer esforços contínuos. Por isso, peça para a equipe de compliance acompanhar e avaliar se as atuais soluções para mitigar os riscos estão sendo eficazes ou se é necessário algum tipo de modificação.
Coloque a governança corporativa em prática
Ter uma área de compliance não vai adiantar se as normas e diretrizes dos processos da empresa não estiverem bem definidas e divulgadas.
Em se tratando de despesas corporativas, as políticas de gastos da empresa são de extrema importância. Se a sua empresa ainda não tem uma, crie-a imediatamente!
Aposte no uso de tecnologias de ponta
A tecnologia está aí para ser usada a seu favor e da empresa! Isto é, implementar plataformas de gestão financeiras que permitam, em um único lugar e em tempo real, gerenciar todas as despesas dos funcionários é a principal arma contra as fraudes corporativas.
Dessa forma, é possível monitorar e se prevenir contra riscos financeiros, além de facilitar a prestação de contas.
Como adoção de tecnologias em nuvem pode reduzir os custos com TI
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!