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20 de maio de 2024

A escolha de um software de proteção é indispensável para fortalecer a segurança digital, sobretudo nas empresas

Por Otto Pohlmann

5G
Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

À medida que as tecnologias avançam, as ameaças cibernéticas evoluem na mesma proporção. Por isso, em tempos de transformação digital, dentro e fora do mundo dos negócios, garantir a cibersegurança é sem dúvidas uma prioridade.

Assim, a escolha de um software de proteção é indispensável para fortalecer a segurança digital, sobretudo nas empresas.  

Os antivírus, firewalls e antispywares são as tecnologias mais básicas e vitais para assegurar a privacidade e a disponibilidade dos dados corporativos, criando uma barreira efetiva contra ações mal-intencionadas.

Afinal, mais do que nunca, a navegação na rede se tornou sinônimo de vulnerabilidade a golpes, violações e roubo de informações sigilosas e confidenciais.

Na contramão dessas tentativas, os softwares de proteção são recursos que visam bloquear, proteger e encontrar brechas nos sistemas e nas redes de internet fixa e móvel. 

Para se ter uma ideia, aproximadamente um quarto das companhias brasileiras relataram perdas financeiras geradas por ataques digitais em 2022.

A maioria dos casos se classifica como roubo de dados, de acordo com uma pesquisa anual realizada pela empresa de segurança Proofpoint.

O levantamento afirma que 78% das organizações no Brasil tiveram ao menos uma experiência de ataque de roubo de dados (phishing) por e-mail no ano passado e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado.  

A pesquisa, realizada também em outros 14 países, identificou que 58% das empresas brasileiras sofreram tentativa de ataque por ransomware no ano passado, com 46% dos casos sendo bem-sucedidos para os hackers

Em 2022, vale lembrar que grandes organizações e instituições brasileiras sofreram tentativas de ataques digitais, como as Lojas Americanas, o banco de investimentos BR Partners, o Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos Iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Só a Americanas perdeu cerca de R$ 1 bilhão em vendas após o ataque registrado em fevereiro de 2022. 

Como se vê, é importantíssimo contar com soluções efetivas para potencializar a segurança on-line. Portanto, listo os principais aspectos que devem ser levados em consideração para a escolha do software ideal.  

Funcionalidade 

Aqui entram todas as coberturas que os softwares de proteção devem propor, como: atendimento ao negócio e respeito às características da organização; garantia de resultados; proteção de todo e qualquer programa utilizado na empresa; atualizações constantes de códigos, a fim de reduzir as ameaças e mitigar as intrusões; e trabalho conforme a legislação, com adequação à LGPD. 

Usabilidade 

A facilidade de usar o software e navegar por ele vale ouro. Por isso, é necessário contar com uma solução intuitiva, simples de operar e avançada tecnologicamente.

Recursos funcionais devem ser levados em consideração, assim como a capacidade de manter a comunicação sobre qualquer tipo de limitação que possa surgir.

O desempenho eficiente, com níveis determinados, também é um prerrequisito para mensurar como a ferramenta pode otimizar a proteção dos seus sistemas. 

Manutenção fácil 

Depois de instalar a solução, é comum que surjam ajustes necessários. Assim, para tornar esse processo adequado, é importante escolher um software que possibilite atualizações fáceis e baratas.

Além do mais, é importante que, mesmo com os ajustes, a ferramenta inclua o cuidado de manter todos os dados protegidos.

Outro ponto crucial é a identificação de falhas e erros de sistema para integrar sempre uma rastreabilidade eficiente. 

Adaptação simples em qualquer ambiente 

Quanto mais simples for a ferramenta, sem a presença constante de um desenvolvedor ou do criador do código, melhor é o software de proteção. Isso porque a aplicabilidade precisa seguir todos os padrões de portabilidade vigentes. 

Com base nessas dicas, certamente o seu negócio contará com uma solução de alta continuidade de operação e escalabilidade. O lema é e sempre será: extrair o máximo de performance e maximizar a proteção. 

Sobre a Centric Solution 

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade.

Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app.

Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica.

Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro. 

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