Últimas notícias

Fique informado

Como a utilização do Data Science pode impactar o mercado financeiro brasileiro

13 de setembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Data Science tornou-se um aliado indispensável para as instituições bancárias por conta da funcionalidade e do total apoio ao mapear tendências, comportamento do consumidor e o desempenho dos negócios

Por Pedro Ica

Data Science
Pedro Ica é CRO and founder da HartB

O rápido desenvolvimento tecnológico tem permitido transformações expressivas em diversas esferas da economia global, o que impacta, consequentemente, o mercado financeiro brasileiro.

Nos últimos anos, o setor tem investido significativamente em soluções inovadoras como, Inteligência Artificial, Automação em Nuvem, Machine Learning e Data Science.

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório “Uso da TI – Tecnologia de Informação nas Empresas”, divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a implementação de TI nos bancos brasileiros deve crescer 11% em 2022, a partir do investimento de R$ 30 bilhões.

Na medida em que a aposta em tecnologia tem aumentado nas empresas, a aplicação de dados torna-se uma ferramenta poderosa para potencializar a área de finanças.

Saber como utilizá-la proporciona maior clareza na tomada de decisões, garantia de mais segurança, com o auxílio no combate a fraudes, bem como aprimoramento do atendimento ao cliente, uma das principais preocupações das grandes empresas atualmente. 

Por que investir na Ciência de Dados no segmento de finanças?

Diante deste contexto, o Data Science tornou-se um aliado indispensável para as instituições bancárias por conta da funcionalidade e do total apoio ao mapear tendências, comportamento do consumidor e o desempenho dos negócios.

Por meio de uma vasta cadeia de informações, os líderes e gestores do universo financeiro têm controle absoluto sobre o que acontece internamente.

Isso possibilita maior previsibilidade, redução de eventuais riscos e surpresas provocadas pela economia e, até mesmo, acesso a projeções de mercado. 

No atendimento ao público, a inteligência de dados permite às instituições conhecerem a fundo sobre os clientes.

Desta forma, acompanhando o comportamento do consumidor em tempo real, é possível traçar as principais características e ofertar serviços adequados a cada tipo de perfil.

Nas operações bancárias rotineiras, como concessão de créditos e cobranças, a solução atua na análise das melhores estratégias para definir os tipos de abordagem e alternativas de negociação.   

A relação com os investidores também desfruta de benefícios a partir do Data Science.

Contar com a análise de dados transmite ao mercado maior segurança e credibilidade, fatores decisivos ao fechar negócios.

O uso de tecnologias disruptivas garante, ainda, melhor entendimento sobre os diversos campos de atuação da empresa, ampliando o leque de possibilidades para firmar parcerias e trazer mais rentabilidade à instituição.  

A implementação de tecnologia no mercado financeiro

O processo de digitalização no mercado financeiro tem um caminho promissor no Brasil.

Entretanto, há alguns desafios que precisam ser superados.

Mais do que investir em ferramentas arrojadas, a transformação digital está associada a uma mudança cultural nas corporações comprometidas a adotarem uma mentalidade ainda mais moderna, tudo isso aliado a métodos já consolidados. 

Diante disso, a capacitação dos profissionais atrelados à ciência de dados é crucial para mudar esta realidade.

Instituições que buscam inserir o Data Science no dia a dia precisam de times engajados, ágeis e inovadores ao seu lado.

Assim como as equipes, líderes e gestores devem manter-se antenados sobre os novos produtos e serviços que surgem a todo momento para aprimorar o setor.

Neste sentido, as Fintechs têm aproveitado à expertise e o perfil inovador para conquistar espaços com estruturas altamente atualizadas em comparação aos bancos tradicionais. 

Além das startups, a rotina da população passou a contar com soluções como o PIX, carteiras digitais, pagamentos por aproximação, além de todo o universo open, com o Open Finance (Open Banking) e Open Insurance. 

Estes termos revolucionaram o segmento de finanças e simplificaram atividades corriqueiras, como transferências bancárias, consultas de extratos e resoluções de problemas, através dos canais de atendimento digitais.  

Para que esta transformação continue impactando a sociedade como um todo, o investimento em Data Science é fundamental.

É preciso estimular a importância da ciência baseada em dados para que assim as empresas do mercado financeiro tenham uma posição cada vez mais competitiva, contribuindo para uma maior organização e clareza na vida financeira das pessoas.

Inovação no campo: o poder da Inteligência Artificial no agronegócio. Por Pedro Ica

Robotização e IA na contabilidade para empresas de distribuição do agronegócio são destaque no Congresso Andav 2022

DINAMO Networks e C9 Coin fecham parceria e participam de evento que discute o futuro do setor de pagamentos

Caso Santander: passos essenciais da comunicação para aplicar em incidentes

Entenda como a mineração de criptomoedas vai impactar o mercado brasileiro

Na mira dos hackers: 7 dicas para evitar a clonagem de cartões