Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia 5G pode impactar na cibersegurança

14 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

“A chegada do 5G tende a acelerar a popularização e eficiência de outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT). Um grande desafio é proteger as conexões, os dados e os dispositivos a partir da evolução do 5G”, diz o executivo

Especialista fala sobre como a chegada da quinta geração da telefonia móvel pode ser usada negativamente por hackers e como se preparar.

Disponível nas capitais brasileiras desde meados de 2022, a quinta geração da telefonia móvel promete ser até 100 vezes mais veloz do que a atual versão disponível, o 4G.

O 5G oferece maior rapidez entre a emissão e a recepção de dados, além de comportar uma quantidade muito maior. Porém, diante dessa hiperconectividade, o principal é pensar na segurança da informação. 

5G
Sandro Zendron, CEO da Microservice

Para Sandro Zendron, CEO da Microservice, empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft, o 5G traz uma grande preocupação em termos de cibersegurança.

A chegada do 5G tende a acelerar a popularização e eficiência de outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT). Um grande desafio é proteger as conexões, os dados e os dispositivos a partir da evolução do 5G”, diz o executivo.

Com todos os benefícios que a disseminação do 5G deve trazer para a indústria ligada à tecnologia, cibercriminosos também poderão se aproveitar das vantagens.

Ataques cibernéticos têm causado perdas expressivas e complicações para a reputação de várias empresas. A McKinsey afirma que o Brasil é o quinto país que mais sofre ataques cibernéticos no mundo, só em 2021 foram mais de 3 bilhões de tentativas. O ataque que antes levava 4 horas, agora vai levar 4 minutos”, diz Sandro.

Principais desafios do 5G frente à segurança

A onda de hiperconectividade possibilitada pela banda larga do 5G faz crescer as vulnerabilidades e oportunidades para os cibercriminosos.

Assim, hackers podem fazer ataques de negação de serviços para sobrecarregar a rede das organizações.

O executivo da Microservice acredita que a nuvem deverá virar prioridade para todos.

A alta capacidade de tráfego do 5G torna muito mais adequado manter arquivos na nuvem do que em seus dispositivos. É imprescindível, porém, transitar por ambientes seguros. O uso de softwares licenciados é essencial para trazer mais segurança às operações, além de reduzir custos com manutenções”.

A maior velocidade e tráfego de informações fazem com que a superfície de risco seja aumentada. Isso deve ampliar leis de regulação de privacidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também fortalecer a discussão sobre o tema.

Prevenção de ameaças feita diariamente e por profissionais qualificados, acesso a dados sigiloso ou sensíveis feito apenas por meio de redes e conexões privadas, senhas fortes e atualização constante de dispositivos são formas de garantir maior segurança às corporações quando da adoção da internet 5G”, afirma Zendron.

Expectativa do mercado de 5G no Brasil

A previsão é que a quinta geração de telefonia móvel vai movimentar cerca de US$ 25,5 bilhões até 2025 no país, de acordo com levantamento da International Data Corporation (IDC).

Se a popularização da quinta geração da telefonia móvel vai trazer diversos benefícios, gestores devem continuar com a atenção voltada para segurança da informação, superando desafios de mitigar ataques que impactam as empresas, para que as ações de proteção sejam mais eficazes em ambientes hiperconectados.

Se antes a segurança da informação era opcional, agora ela é garantidora das inovações que vão fazer a diferença nos negócios. O compartilhamento de informações nas redes é enorme e deve ser maior ainda com a internet 5G. Tecnologias são impulsionadas, mas, por outro lado, cibercriminosos também tiram proveito das conexões ilimitadas. É imprescindível contar com monitoramento 24×7 e profissionais especializados”, conclui Sandro.

Sobre a Microservice

Com três décadas de atuação, mais de 950 clientes e presença em todo o país, a Microservice é uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft.

Tem sede em Blumenau (SC) e conta com uma equipe de especialistas que analisam e propõem as melhores tecnologias para otimizar o modelo de negócio  de cada cliente.

Mais informações em www.microserviceit.com.br

5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia

Gartner alerta que as organizações devem usar tecnologia para obter crescimento sustentável em tempos turbulentos 

Riscos ambientais e cibernéticos ofuscados por preocupações econômicas de curto prazo para líderes empresariais do G20

Às vésperas da Black Friday, é possível prever falhas nos sistemas e-commerce?

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!