Últimas notícias

Fique informado

Como a combinação de hardware e software promove mais eficiência no agronegócio

21 de outubro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Integração dos produtos permite melhor aproveitamento de dados e evita perdas de desempenho. Hoje, porém, somente 11% das empresas de tecnologia para agronegócio do Brasil atuam com hardware

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 76% das agtechs — startups de tecnologia para o agronegócio — utilizam o modelo de Software as a Service (SaaS), ou seja, oferecem soluções online que operam como softwares.

Os números apontam para uma tendência: com a crescente digitalização do campo, o uso desses sistemas com as mais diversas finalidades vem se expandindo ano após ano.

Um software é, basicamente, um sistema capaz de processar dados e enviar comandos para facilitar a rotina do campo.  Com seu uso, é possível mapear e monitorar solos, máquinas agrícolas e plantações, além de gerenciar as atividades da produção agrícola“, comenta Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções digitais para a agricultura. 

Mas os softwares são apenas parte do processo de inovação no campo. Sensores, atuadores e computadores embarcados são exemplos de hardware que também possuem papel fundamental na digitalização do agronegócio.

Os softwares têm um potencial de escalabilidade maior, pela sua natureza, e temos visto a sua adoção avançar rapidamente no ambiente agro. No entanto, a combinação destas ferramentas com componentes de hardware dedicados e de alto desempenho é que promoverá o alcance amplo dos benefícios para o produtor“, explica Bernardo.

Para acompanhar um mercado cada vez mais exigente, a divisão de Agricultura da Hexagon lançou recentemente uma geração de displays de última geração.

Com processador potente, o HxGN AgrOn Ti10 garante a execução de softwares complexos com desempenho superior, sendo capaz de processar tantos algoritmos avançados como a sincronização entre maquinários.

O Ti10 é um hardware que está preparado para futuras tecnologias, que são possíveis a partir dos seus recursos de alta performance“, destaca o presidente da divisão.

Integração permite melhor desempenho de tecnologias

Assim como a Apple uniu hardware e software e revolucionou o mercado de eletrônicos de consumo, empresas de agronegócio que trabalham com as duas frentes de tecnologia também são capazes de sair à frente nesse setor.

Agregar hardwares e softwares de um mesmo fornecedor é a melhor forma de transformar equipamentos em verdadeiras ferramentas tecnológicas“, explica Bernardo de Castro.

Quando os produtos são integrados, o software consegue extrair as informações do hardware de forma mais eficiente, gerando um melhor aproveitamento de dados e evitando perdas de desempenho. Além disso, há uma otimização dos recursos disponíveis.

Hoje, porém, somente 11% das empresas de tecnologia para agronegócio do Brasil atuam com hardware. Com a chegada do 5G, a expectativa é um aumento nesse número, considerando as novas oportunidades que surgirão nesse mercado.

Para se chegar a um campo efetivamente tecnológico e eficiente, com mais produtividade e economia, softwares e hardwares precisam trabalhar de forma conjunta, em uma relação cíclica“, reforça Bernardo. 

O relatório Agricultura Digital 2021, da consultoria 360 Research & Reports, prevê um crescimento de 183% no uso de tecnologias de software e hardware no segmento até 2026.

Startup quer acelerar Inteligência de dados para o seguro rural

Robotização e IA na contabilidade para empresas de distribuição do agronegócio são destaque no Congresso Andav 2022

Inovação no campo: o poder da Inteligência Artificial no agronegócio. Por Pedro Ica

Segurança no agronegócio: o olho do dono e a tecnologia é que engordam o gado

O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!