Últimas notícias

Fique informado

Como a chegada do 5G vai impactar o universo da TI? 

30 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Agora, com a chegada do 5G no Brasil, o ano de 2022 promete marcar a era da hiperconectividade e impactar diferentes áreas

Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

5G
Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution

O ano de 2020 entrou para a história por motivos nada esplendorosos.

No entanto, a pandemia que assolou a humanidade trouxe junto de si revoluções de peso.

No cenário tecnológico, por exemplo, muitas empresas tiveram que acelerar os passos rumo à transformação digital para não ficarem para trás.

Agora, com a chegada do 5G no Brasil, o ano de 2022 promete marcar a era da hiperconectividade e impactar diferentes áreas, sobretudo o setor TIC, que reúne tanto os mercados de TI quanto de Telecom. 

É que a quinta geração de internet móvel vai muito além da ultravelocidade para troca de dados.

Oferece uma conexão mais estável, é baseada em baixa latência (tempo de resposta da conexão), permite um número maior de aparelhos conectados por área e deve consumir menos energia.  

Frente a essa evolução da rede, os segmentos de devices e equipamentos de infraestrutura de telecomunicações vão crescer significativamente.

Afinal, todo esse cenário favorece a popularização exponencial de serviços baseados em realidade virtual (RV) e aumentada (RA), Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial. 

A tecnologia 5G chegou oficialmente ao Brasil em julho, primeiro na cidade de Brasília e, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até o fim de setembro todas as capitais do país poderão contar com a quinta geração da rede. 

Para se ter uma ideia dos impactos dessa conexão em terras brasileiras, o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve crescer 8,2% ainda em 2022. 

A projeção é da IDC Brasil. Individualmente, a TI vai avançar 10,6% e a área de Telecom, 4%.

Já o mercado de TI Enterprise, composto exclusivamente de empresas, deve crescer 8,9%.

Trata-se das maiores expectativas de crescimento dos últimos oitos anos, mesmo diante de um cenário econômico moderado na América Latina e do período eleitoral.  

Ainda de acordo com a pesquisa, o segmento de TI deve ser impulsionado pelo segmento de devices, enquanto o de Telecom será alavancado pelo avanço dos dados móveis e a expectativa sobre os impactos do 5G.

Já o aumento em TI Enterprise será reflexo do avanço da nuvem somado à retomada do mercado de serviços de TI e à boa perspectiva para o nicho de software.  

Em termos de movimentações financeiras, a quinta geração de internet móvel deve transacionar US$ 25,5 bilhões no Brasil até 2025, considerando apenas a impulsão de tecnologias como inteligência artificial, big data & analyticscloud, segurança, AR/VR, robotics e IoT. 

O IDC ainda aponta as principais iniciativas estratégicas que direcionarão os gastos de TI em 2022: produtividade e controle de custos, customer experience, novos produtos e serviços e atração e retenção de talentos.  

Diante disso, as empresas de todos os portes que ainda não vêm se preparando para incorporar novos equipamentos e funcionalidades ao setor de atuação, seja ele qual for, devem arregaçar as mangas.

Afinal, para aproveitar ao máximo todas as vantagens que o 5G tem a oferecer, é fundamental traçar novas estratégias para não deixar as oportunidades escaparem.  

Além do mais, todas essas transformações são convites para as organizações repensarem suas prioridades e abrirem os olhos para o futuro cada vez mais presente.

Ou seja, investir em soluções tecnológicas que envolvem o universo TIC não é mais um diferencial, e sim condição obrigatória frente a um mundo cada vez mais digital.  

Sobre a Centric Solution  

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade.

Adota ferramentas voltadas a help deskservice deskactive directorycloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app.

Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica.

Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes.

Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.  

Como a tecnologia 5G pode impactar na cibersegurança

Estudo do IEEE aponta que Computação em nuvem, 5G, Metaverso e Veículos Elétricos estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

5G: Entenda como a tecnologia vai tornar a mobilidade urbana mais inteligente

O 5G pode transformar definitivamente a educação

CATEGORIAS

Mercado Notícias