Últimas notícias

Fique informado
Como a automatização ajuda o BPO financeiro a salvar micro e pequenas empresas

Como a automatização ajuda o BPO financeiro a salvar micro e pequenas empresas

15 de agosto de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Com a plataforma automatizada do Nimbly, mais de 80% do trabalho do BPO é otimizado, direcionando seu foco apenas nas exceções do dia a dia

Henrique Netzka CEO e fundador do Nimbly.
 

De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), a taxa de mortalidade dos microempreendedores individuais (MEI) é de 29%, das microempresas 21,6% e as de pequeno e médio porte, somam 17%.

Em geral, o grande responsável por esses números está na falta de conhecimento técnico do escopo financeiro, muitas vezes dificultando que a empresa olhe para a direção correta quando o assunto é saúde financeira.

Dessa forma, o trabalho do BPO financeiro capacita uma mudança necessária, trazendo mais controle e segurança para as organizações.

O BPO, sigla em inglês para Business Process Outsourcing, nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro.

BPO Financeiro então é, resumidamente, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento, fundamental para salvar micro e pequenas empresas. Mas como otimizar ainda mais esse processo? Como escalar toda essa operação?
 

Imagine um cenário típico: uma empresa pequena, com 5 colaboradores, precisa realizar o pagamento da folha. Neste dia, dezenas de números terão de ser digitados no internet banking para que as TEDs sejam feitas corretamente.

Qual é a chance de não haver erro neste processo? Cada vez mais as especializações se mostram como o grande diferencial no mundo dos negócios.

Dessa forma, soluções encontradas pelos empreendedores com a finalidade de automatizar a rotina operacional, abrindo espaço para a dedicação integral ao core business, se transformou numa receita de sucesso.
 

É nesse contexto que surgem as plataformas que buscam automatização deste departamento e a escalabilidade do BPO financeiro, como é o caso do Nimbly.

Através da inteligência artificial, machine learning e uma parametrização ampla, a startup reduz para ‘quase zero’ o trabalho diário de CFOs e analistas financeiros, permitindo que o empreendedor possa focar no seu próprio negócio, enquanto um time externo executa as tarefas rotineiras da empresa, como contas a pagar, conciliação de extrato bancário e, eventualmente, contas a receber.

“Com a nossa plataforma, todo o processo financeiro é automatizado, não há digitação de virtualmente nenhum número. Com isso, temos a certeza que o BPO estará executando o trabalho corretamente”, diz Henrique Netzka, CEO e fundador do Nimbly.
 

As alternativas que o mercado apresenta fazem parte da inovação e capacitação necessária que o mundo moderno impõe. Sem uma plataforma de automatização, o BPO financeiro estará operando 100% de forma manual, não permitindo uma escalada operacional.

Com uma plataforma normal, como um ERP de mercado, os BPOs conseguem organizar suas informações, o que já melhora em relação a planilhas, porém não há automatização real. Ainda será preciso receber boletos via e-mail para lançá-los na plataforma e, depois, no internet banking. Com o Nimbly, mais de 80% do trabalho do BPO será automatizado, fazendo com que ele possa focar apenas nas exceções do dia a dia”, enfatiza Netzka.

Por outro lado, a acessibilidade das plataformas de gestão financeira também devem ser um ponto de atenção,principalmente se tratando de customer experience (CX).

No Nimbly, o diferencial se materializa através do Marvin Cooper, a inteligência artificial que auxilia na automatização de processos, diminuindo o trabalho manual, facilitando a vida do BPO Financeiro e trazendo a humanização na relação com o cliente.

“A ideia é que ninguém precise operar um sistema no futuro. Trazer uma conversa fluida, natural e humanizada, como se estivéssemos em contato com nosso assistente financeiro, é o nosso objetivo ao desenvolvermos o Marvin. Além do produto final, nosso diferencial precisa estar na experiência como um todo”, conclui o empresário.

Independentemente do porte da empresa, é necessário dar atenção especializada às complexas demandas financeiras, administrativas e contábeis.

Afinal, elas estão diretamente ligadas às análises que possibilitam tomadas de decisão estratégicas que podem levar o negócio ao sucesso ou ao fracasso. Dessa forma, ter um BPO Financeiro automatizado a sua disposição, é muito vantajoso e rentável ao longo do tempo.

Sobre o Nimbly

O Nimbly é uma plataforma, lançada em 2020, pioneira na automatização de toda a rotina financeira das empresas — pagamentos, cobranças e conciliação de extratos bancários. Através da inteligência artificial, machine learning e uma parametrização ampla, reduz para ‘quase zero’ o trabalho diário de CFOs e analistas financeiros. Seus principais clientes são Contabilizei e Bhub.

Foursys lançará na Febraban Tech 2022 a plataforma cripto blockchain para atender clientes do mercado financeiro

Soluti apresenta soluções para o mercado financeiro, durante a Febraban Tech 2022

CertiSign amplia atuação no mercado financeiro com nova solução 

Ável debate o uso de blockchain no mercado financeiro brasileiro e as transações no Metaverso